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eCommerce | Postado em 15/10/2009 as 13:17 - 119

Blog JM DIGITAL 4 Fatores que influenciam as decisões de compra online
Os consumidores que compram em lojas online não são muito diferentes dos que compram em lojas tradicionais. Eles podem ser um pouco mais cautelosos em relação à forma que gastam o seu dinheiro, devido a motivos de segurança e privacidade, mas normalmente eles se preocupam com as mesmas coisas. 

Os seguintes quatro fatores que influenciam as decisões de compra dos consumidores online, devem ser considerados para facilitar o fechamento do pedido.

"Diferentes consumidores compram por diferentes razões, mas no coração de toda a ação do consumidor está a emoção"

Fatores que influenciam decisões de compra:

Os Consumidores online de hoje são mais exigentes do que eram há 10, ou mesmo 5 anos atrás. Eles não tem medo de efetuar uma compra online, mas esperam que o web site atendam às mínimas exigências de privacidade e segurança.

  • Segurança
  • Privacidade
  • Valor
  • Emoção

Consumidores compram de sites seguros
Consumidores online estão muito preocupados com a segurança. Se você não consegue convencer os visitantes que o seu web site é totalmente seguro, e que as suas informações financeiras serão tratados com cuidado, eles vão sair e efetuar a compra em outro lugar. A segurança é uma das preocupações mais importantes para os consumidores online.

A Preocupação com a Privacidade
Além da segurança, os consumidores online estão preocupados com a privacidade. Eles tratam seus endereços de e-mail e outras informações com grande cuidado. Se você quer construir a confiança de sua marca, então você deve começar com garantias. 

"Se você perder a confiança do seu visitante, então não importa quão excelente está todo o resto"


Crie e apresente com clareza uma política de privacidade consistente, e deixe bem claro que as informações dos consumidores não serão vendidas ou compartilhadas sob nenhuma condição.

Você Oferece Valor?

Além de apresentar as vantagens e características do seu produto, você consegue demonstrar seu verdadeiro valor? Além do produto principal, você precisa agregar muito valor para quebrar a resistência da compra e fazer com que o consumidor perceba que está adquirindo um enorme valor agregado ao produto principal e, neste caso, está fazendo um ótimo negócio. 

Mostre também como o seu produto poderá resolver os problemas que esses consumidores estão enfrentando e como o ganho de tempo, pessoal, etc, poderá gerar um retorno rápido do pequeno investimento efetuado.

Sobre Emoção
As pessoas compram por razões emocionais e defendem suas compras de forma lógica. Se você quiser fechar a venda online, então você tem que fazer os apelos emocionais mais básicas e atender a uma necessidade real na mente dos seus leitores.

Conclusão
Diferentes consumidores compram por diferentes razões, mas no coração de toda a ação do consumidor está a emoção. Se as pessoas confiam em você e na segurança do seu web site, elas vão efetuar a compra. Se você perder a confiança do seu visitante, então não importa quão excelente está todo o resto. Esses quatro fatores influenciam negativa, ou positivamente, na decisão do consumidor trocar o seu rico dinheirinho por seus produtos e serviços.

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