BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

 

Informações e dicas para quem pretende criar seu primeiro negócio online ou para quem já possui web site e não pratica e-commerce. Inclui mini site exemplo de e-commerce com scripts e fonte em html e diversas dicas para o planejamento e divulgação do seu mini site de e-commerce.

Download Grátis do eBook em PDF

Negócio Próprio | Dinheiro OnLine | Postado em 14/04/2009 as 07:25

Blog JM DIGITAL Brainstorm: Idéias de Negócios para a Internet
Escolher o produto ou serviço mais adequado para você e seu negócio é a parte mais importante e, ao mesmo tempo, a mais complexa de todo o projeto. Partindo do princípio que o seu mercado será o Brasil, pouco importa se você mora em uma grande metrópole ou em uma pequena cidade do interior. Ficar antenado para o que acontece à sua volta é a primeira dica para obter uma idéia de negócio. 

Quem sabe alguém da sua família, possui uma habilidade que poderia ser comercializada com certo sucesso em um negócio online. Já pensou nisso ?

A resposta pode estar em você mesmo
Se você está quebrando a cabeça sobre quais produtos ou serviços poderia oferecer, talvez a resposta esteja em você mesmo. Você é bom em português ? Quem sabe poderia oferecer serviços de revisão de textos. Tem profundos conhecimentos em outras línguas ? Que tal oferecer serviços de tradução de textos ? Possui conhecimento avançado em algum tema específico ? Quem sabe oferecê-los em forma de ebooks ou cursos online. Já imaginou quantas pessoas no Brasil podem estar procurando por informações e dicas em assuntos que você domina ?

Os tipos serviços mencionados são perfeitos para a Internet, simplesmente porque tudo pode ser resolvido online. Você recebe os textos por e-mail, faz o trabalho (de revisão ou tradução), envia o resultado também por e-mail e o cliente pode pagar pelo seu site utilizando um sistema de pagamento seguro.

Você tem profundos conhecimentos em Windows e sabe como deixar um PC rápido e bem otimizado ? Com a facilidade de conexão remota, este é um serviço que certamente tem potencial para atrair muitos clientes. Com uma vasta gama de softwares free que facilitam a conexão, você poderia oferecer o download dos softwares necessários para efetuar a conexão remota acompanhado de um tutorial para a instalação e configuração dos mesmos. 

Seus serviços também poderiam incluir a remoção de vírus, trojans e das demais pragas que infestam os computadores tornando-os lentos de vulneráveis. Seu pacote de segurança poderia incluir a instalação da vasta gama de softwares free e de qualidade para proteção.

Se você é especialista em linux, seus conhecimentos de instalação e configuração podem ser muito valiosos em tempos de crise mundial. Pessoas e empresas estão desesperadas para reduzir custos e a instalação de um sistema operacional free certamente está sendo considerada.

Oferecer um serviço profissional de criação de ebooks para terceiros também pode ser uma opção diferenciada. Seus serviços devem abranger toda a parte de formatação e divulgação do ebook, incluindo a criação da capa interna e capa de divulgação. Obviamente o conteúdo fica por conta do cliente. 

Outra opção seria oferecer somente o serviço de divulgação do ebook. Pessoas e empresas criam seus ebooks mas não sabem exatamente como divulgá-lo. Ter uma boa rede de relacionamentos com outros web sites e uma grande lista de e-mails de pessoas que aceitem receber este tipo de conteúdo é essencial para o sucesso deste serviço.

Analise tudo o que está acontecendo à sua volta e anote tudo o que você acha que é possível e interessante de ser comercializado pela NET. Depois que a lista estiver montada, pense com calma nos prós e contras de cada item da lista e vá eliminando os que tiverem menos pontuação. O que sobrar, é uma lista de potenciais negócios que você poderia desenvolver no seu primeiro projeto online.

Resumo de idéias de negócios (serviços) que podem ser oferecidos online:

* Revisão de Textos
* Tradução de Textos
* Cursos Online ou e-Cursos
* Venda de Livros eletrônicos (produtos de informação)
* Criação de Livros eletrônicos para terceiros
* Divulgação de Livros eletrônicos
* Criação de Capas profissionais para Livros eletrônicos
* Criação de Logotipos para sites e empresas
* Manutenção e Otimização de PC´s (Software) via conexão remota
* Venda de softwares (criados por você) ou de terceiros (parceria)
* Venda de artigos (conteúdo) para sites e blogs

Vendendo Bens Materiais
Se você acha que não leva jeito para prestação de serviços, a saída é comercializar bens materiais. Aqui vale a mesma técnica para identificar os potenciais negócios: Veja o que está acontecendo à sua volta e, mesmo que você more em uma cidade pequena, algo de interessante pode estar sendo produzido sem que você tivesse dado muita atenção. 

Produtos de arte como pinturas, esculturas, artigos religiosos e toda sorte de produtos manufaturados podem estar sendo produzidos por um vizinho, um amigo ou até mesmo por uma pessoa da sua família. Crie uma lista de potenciais produtos que podem ser comercializados pela NET e vá eliminando os mais problemáticos. Lembre-se que você utilizará os correios para o envio das mercadorias.

Considerações para Venda de Bens Materiais
Ao contrário dos produtos digitais, que podem ser replicados infinitamente, entregues por e-mail e não ocupam espaço físico, os bens materiais requerem muito mais planejamento de sua parte. Muitas questões devem ser consideradas antes de decidir o tipo de produto que será comercializado.

* O produto tem um bom padrão de qualidade ?
* A margem de lucro é interessante ?
* O produto é muito grande, pesado ou sensível para ser entregue pelos correios ? 
* Os custos de armazenagem e entrega serão aceitáveis ?
* A embalagem vai garantir que o produto chegue ao destino intacto ?
* Será necessário trabalhar com estoques ou irá produzir sob demanda ?
* Quantos fornecedores serão necessários para garantir a entrega ?
* O Produto exige alguma licença especial para ser comercializado ?

Resumo de idéias de negócios (bens materiais) que podem ser oferecidos online:

* Produtos de artesanato e manufaturados em geral
* Artigos Religiosos
* Bebidas (Cachaças e vinhos finos)
* Brinquedos Educativos
* Brinquedos Hobby-Modelismo
* Produtos de beleza
* Suplementos alimentares
* Produtos dietéticos
* Sebos
* Livrarias temáticas
* Tabacaria
* Bijouterias
* Cestas de presente e café da manhã
* Perfumes
* Itens para colecionadores
* Acessórios para computadores
* Instrumentos Musicais
* Roupas e acessórios para surfistas

Analisando a concorrência
Independente de qual negócio você decida desenvolver, muito provavelmente já existirão concorrentes estabelecidos. Se serão poucos ou muitos, depende do nicho escolhido. Faça uma pesquisa no Google e avalie seus concorrentes tentando identificar seus pontos fortes e fracos e reflita: Como você poderia oferecer os mesmos produtos ou serviços melhor que o seu concorrente ? 

Acesse os sites, analise todos os elementos, desde o design, passando pela facilidade de uso e recursos de atendimento. Anote tudo para e crie uma lista detalhada para cada concorrente. Com estes dados em mãos, ficará mais claro detectar os pontos que devem ser copiados, os que podem ser melhorados e os que devem ser eliminados.

Conclusão
Escolher o melhor produto ou serviço para o seu futuro negócio online é a parte mais importante do projeto. Analise todos os prós e contras de cada item com muito cuidado e não tenha pressa em concluir. Afinal, você está decidindo a base de sustentação do seu futuro negócio online.

Um Grande abraço a Todos !
-

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs