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eCommerce | Postado em 11/08/2010 as 07:10 - 157

Blog JM DIGITAL Como Construir uma Lista de Assinantes de Qualidade
Muitos negócios on-line iniciantes, na pressa de construir uma lista de assinantes rapidamente, utilizam táticas que podem fazer com que sua lista tenha pouco - ou nenhum retorno. Saiba o que fazer e o que NÃO FAZER no processo de construção de uma lista de assinantes.

> O poder de uma lista de assinantes

Todo negócio on-line deveria, desde o início do projeto, prever a construção de uma lista de assinantes. Uma lista de assinantes é um bem muito valioso de um negócio on-line, tanto quanto o próprio conteúdo disponibilizado. Com uma lista de qualidade, você pode promover seus novos conteúdos, produtos e serviços de uma forma muito rápida e para muitas pessoas.

Imagine que você acabou de lançar um novo produto e vai iniciar a divulgação na Internet. Você coloca uma chamada do seu novo produto em várias páginas do seu site e blog, e disponibiliza os links em vários agregadores de links, redes sociais e outras formas de divulgação pela NET. 

Sem uma lista de assinantes, tudo o que você pode fazer é sentar e esperar os visitantes chegarem para analisar sua nova oferta, rezando para que eles leiam suas chamadas e cliquem nos links que você disponibilizou pela Internet afora. Com milhares de artigos e links concorrendo com os seus, os resultados não serão imediatos.

Com uma lista de assinantes, você poderá enviar uma mensagem personalizada para - literalmente - milhares de pessoas, que aceitaram receber suas mensagens e já estão acostumadas a lerem seus conteúdos. Em poucos dias, após o envio da mensagem, você já pode começar a medir os resultados analisando as estatísticas do seu serviço de newsletter e também contabilizar as vendas e lucros.

O que fazer:

  • Montar sua própria lista: Criar uma squeeze page e obter os e-mails de seus visitantes, com a devida autorização para enviar mensagens é a melhor tática. É melhor obter 5 novos e-mails por dia de pessoas que disponibilizaram seus dados pela própria vontade, do que comprar um banco de dados com 1 milhão de e-mails que você nem sabe de onde vieram ou se foram obtidos de forma legal.
  • Oferecer brindes para o assinante: Você pode oferecer brindes para incentivar o assinante a entrar para a sua lista que pode ser um presente exclusivo, como um ebook criado por você, ou um produto criado por terceiros, como um software, um pacote de imagens, uma dica exclusiva, etc. A regra ao oferecer brindes é sempre oferecer produtos relacionados ao seu negócio/nicho. Com um pouco de pesquisa você pode encontrar bons programas e ebooks gratuitos disponíveis na Internet. 
  • Enviar conteúdos regularmente: Você como o gerente da lista, será o responsável pela criação e envio de conteúdos regulares e de interesse do seu público. Tente enviar, pelo menos, duas mensagens por mês aos seus assinantes, para mantê-los atentos e interessados em seus conteúdos.
  • Contratar um serviço profissional: O envio de mensagens em grande quantidade requer a contratação de um serviço profissional, que permite monitorar os resultados - em termos de cliques e mensagens enviadas. Com as estatísticas de uma ferramenta profissional, você pode fazer a limpeza regular de sua base de assinantes, eliminando e-mails inválidos ou não mais utilizados pela pessoa dona do e-mail. Isso também ajuda a você se manter dentro das boas regras de envio de e-mails em massa e minimiza o risco de ser considerado um spammer.

O que NÃO fazer:

  • Comprar uma lista pronta: Comprar um banco de dados de e-mails pode parecer a melhor solução para ter uma base grande no curto prazo, mas será que essa tática tem retorno? Os vendedores de listas de e-mails sempre vão dizer que a lista deles é segmentada e só tem e-mails válidos. A pergunta é: como esses e-mails foram obtidos? Será que os donos dos e-mails deram autorização para receber mensagens suas? 
  • Sair o foco: Ao entrar para a sua lista, o assinante espera receber conteúdos relacionados ao tema do seu site. Ao criar uma lista relacionada a um tema, mantenha o foco e não desvie nunca. Quebrar essa regra significa perder muitos assinantes.
  • Abandonar seus assinantes: Tente criar, de tempos em tempos, promoções e enviar materiais especiais para assinantes. Desta forma, você mostra que dá valor ao seu assinante e o manterá em sua lista por muito tempo. Compartilhe suas novas idéias, descobertas e recursos com seus assinantes.
  • Enviar muitas mensagens: Tente manter, na medida do possível, uma regularidade no envio das mensagens. Se você cair na tentação de enviar mensagens em excesso, elas perderão valor e cada vez mais, seus assinantes vão excluir suas mensagens ou simplesmente, vão clicar no link de descadastramento.

> Onde contratar um serviço de Newsletter e Autoresponder

A maioria dos serviços de envio de mensagens em massa pode ter um custo um pouco salgado para iniciantes, que ainda não estão faturando o suficiente com seus negócios, mas já existem alternativas boas e relativamente baratas para resolver esta situação. Um bom serviço de NewsLetter e Autoresponder em português é o PTSender.

Uma análise deste serviço foi realizada no link abaixo:

PTSender: NewsLetter e Autoresponder em Português

Conclusão

Criar e manter uma lista de assinantes de qualidade exige esforço e trabalho. Lembre-se: você deve trabalhar para obter novos assinantes para sua lista, mas deve trabalhar ainda mais para mantê-los felizes por fazerem parte de sua lista.

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