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eCommerce | Postado em 05/11/2009 as 12:59 - 122

Blog JM DIGITAL Como Construir sua Lista de Assinantes e Mantê-los Felizes
Dentro do planejamento do seu web site de ecommerce, um item que você deve dar prioridade é a construção da sua lista de assinantes. Construir uma lista de qualidade com assinantes interessados nos assuntos do seu nicho é um dos segredos de sucesso e de boas vendas.

O que você precisa para construir sua lista de assinantes:

  • Uma Squeeze Page ou Página de Captação de e-mails
    A página de captação é o elemento chave nesta equação. É ela que irá convencer o seu visitante a se tornar um assinante.
    -
  • Um Bônus de qualidade para incentivar os visitantes
    Possuir um ou mais presentes de qualidade para incentivar o seu visitante a se transformar em um assinante é fundamental para o sucesso.
    -
  • Um Script para captar os e-mails e cadastrá-los em sua lista
    Ao script, cabe a tarefa de receber o e-mail do assinante, cadastrá-lo em um banco de dados ou enviá-lo, por e-mail ao seu e-mail para que você possa cadastrá-lo utilizando o próprio OutLook para gerenciar sua lista, ou utilizar um serviço de autoresponder gratuito como o freeautobot.
    -
  • Um plano de ação para gerenciar os assinantes
    Não adianta lutar para construir sua lista se você não sabe o que fazer com ela. Você precisa de um plano de ação e material para enviar regularmente aos seus assinantes e mantê-los felizes.

Como Construir uma Squeeze Page com auto índice de conversão

Um dos segredos para se construir sua lista rapidamente é criar uma página de captação com uma oferta irresistível e que não deixe muitas opções ao visitante. É SIM! ou não. É pegar ou largar.

  • Oferta Irresistível
    O título principal deve ser atrativo e irresistível. Deve possuir letras grandes, chamativas e precisa gerar um desejo irresistível no visitante em adquirir o seu material gratuito. Concentre-se nas vantagens e afaste-se das características do seu produto.
    -
  • Sem Dúvidas
    Não deixe espaço para dúvidas e não inclua nenhum link adicional em sua Squeeze page. Ela deve ter apenas duas opções: SIM! ou NÃO. Ou o visitante assina a lista e recebe o material, ou clica no botão retornar para sair. Simples assim!
    -
  • Simplicidade
    Para uma página de captação, simplicidade é tudo. Ele deve conter apenas o essencial e não deve ser maior que uma tela do browser, ou seja, faça o possível para não precisar de barra de rolagem para ver todo o conteúdo.
    -
  • Chamada para a Ação
    Não seja tímido na criação da sua página de captação. Ela deve, de certo modo, ser "agressiva" e estimular a ação do visitante imediatamente. Por exemplo, ao invés de criar um botão como "Assinar", crie como "Clique Aqui para o Download Imediato!" ou "SIM! Envie meu eBook Imediatamente!".
    -
  • Privacidade
    Deixe bem claro que o e-mail do visitante não será utilizado em listas de SPAM e sua privacidade está garantida.
    -
  • Redirecionamento
    Após captar o e-mail e enviar a mensagem para o cliente, seu script deve redirecionar o visitante para a sua oferta principal. Este será o primeiro contato do visitante com ele. Se o seu material gratuito for excepcional, as chances do visitante retornar serão grandes.



O Segredo do Sucesso: Foco

Sua lista de assinantes deve atrair um público bem específico e que tem interesse nos assuntos do seu nicho. Você não quer uma lista com 20000 assinantes com interesses diversos e sem disposição para comprar os seus produtos. Seria melhor ter uma lista de 2000 com um público altamente focado.

Para atrair um público de qualidade você precisa analisar alguns pontos do seu negócio:

  • Site Específico
    Se você não possui um site focado em um nicho, então você terá problemas em construir sua lista de qualidade. Um site genérico vai atrair um público genérico e isso é tudo o que você NÃO QUER para construir sua lista. Se criar uma lista com um público genérico, sua mensagens terão baixíssimos índices de resposta e então...Bem, então basicamente você estará perdendo tempo e dinheiro.
    -
  • Divulgação específica
    Divulgar para o seu público significa utilizar as melhores palavras-chave relacionadas ao seu nicho e construir sua página de captação e seu web site aplicando estas palavras e frases chave. Você vai querer atrair os visitantes que estão interessados nos seus produtos e serviços e como grande parte deles virão dos mecanismos de busca, você precisa trabalhar o SEO do seu site ou mini site sempre focado no seu público.
    -
  • Conteúdo específico
    Obviamente o material que você enviará para seus assinantes deve ser altamente focado. Você deverá fazer um trabalho constante de pesquisa pela WEB sempre procurando novidades e tendências para o seu mercado. Crie mensagens com conteúdo de treinamento e de valor ao seu público, baseado nas informações que coletar em suas pesquisas.

O Nicho que você escolheu tem demanda?

Antes de iniciar um novo negócio online é fundamental pesquisar se este mercado tem demanda suficiente, ou seja, você deve analisar se as pessoas estão enfrentando problemas e se você consegue criar um produto que irá solucionar esses problemas. Lembre-se que as pessoas não compram produtos, elas compram soluções para os seus problemas, seja ele qual for.

O seu papel como "gerente da lista" será o de prover informação de valor ao seu assinante.

Tudo o que você não quer é umas poucas dezenas de visitantes por dia chegando em sua página de captação e convertendo, quem sabe, uns poucos "gatos pingados". 

Se você só descobrir que o seu mercado não tem demanda, depois de tudo pronto... Bem, você tem um problema.

A frequência das Mensagens

Estabelecer um relacionamento com o seu assinante é tudo o que você quer e a frequência das mensagens tem um papel importante no estabelecimento deste relacionamento. Você pode considerar que 1 ou 2 mensagens por semana é um bom parâmetro e esta frequência tem poder para estabelecer o relacionamento que você quer com seu assinante.

Como Obter Conteúdo

O seu papel como "gerente da lista" será o de prover informação de valor ao seu assinante. Você deve realizar um trabalho constante de pesquisa pena web em busca de novos recursos/softwares/ebooks e demais produtos grátis que os assinantes adoram. 

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Você poderá obter muito material extra e gratuito para utilizar como bônus para a sua lista de assinantes fazendo parte da NewsLetter da JM DIGITAL.

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Mesmo sabendo que a web oferecer muito material grátis e em muitos casos, de qualidade, as pessoas estão sem tempo e motivação para pesquisar. Elas não estão dispostas a perder tempo fazendo testes com produtos novos e desconhecidos. Você fará isso para elas. Você testará os produtos e enviará os melhores para seus assinantes.

Além de utilizar as ferramentas de busca, você deve estar antenado em sites como o Yahoo respostas que possui muitas dicas de produtos e serviços. Visite também regularmente os agregadores de notícias que podem dar boas dicas para obter novos temas e produtos grátis para seus assinantes.

Você deve divulgar sua página de captação tanto quanto divulga seu site principal.

Conteúdo x Ofertas

Você deve manter o equilíbrio entre conteúdo x ofertas para não chatear seus assinantes. Como um bom parâmetro, envie 5 ou 6 mensagens de conteúdo para uma oferta de produto/serviço. Claro que este é apenas um parâmetro e você deve se adaptar ao seu público e mercado. Mas não caia na tentação de entupir seu assinante com excesso de ofertas!

AutoResponder FREE

Uma solução para os pequenos é utilizar o autoresponder FREE para gerenciar a lista. Um serviço que você pode utilizar é o FREEAUTOBOT e está em inglês. Não dê a desculpa que não entende inglês. Vá na ferramenta de tradução do Google que não é perfeita mas já dá pra entender o principal. Faça o seu cadastro, obtenha o script básico e comece o planejamento para iniciar sua lista imediatamente.

Link para o FREEAUTOBOT em:

http://freeautobot.com

A divulgação da Squeeze Page

Você deve divulgar sua página de captação tanto quanto divulga seu site principal. Utilize todas as ferramentas disponíveis na WEB como diretórios de artigos, agregadores de links e redes sociais para sua divulgação e dedique, pelo menos, 6h por semana na divulgação de sua página de captação.

Você também pode utilizar a página principal do seu web site para transformar visitantes em assinantes.

Conclusão

Construir sua lista de assinantes qualificados é o que você deve fazer desde o início do seu projeto online. Dá um certo trabalho no início, mas os resultados são compensadores.

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