BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Procurando InfoProdutos com Direito de Revenda?
Conheça o Design Super KIT
e comece a Ganhar Dinheiro Agora !

Negócio Próprio | Dinheiro OnLine | Postado em 29/12/2008 as 12:31

Blog JM DIGITAL Como Criar o Seu Negócio OnLine Gerando Novas Fontes de Renda - Parte 2 de 6
Apresento neste mini curso toda a minha experiência de cinco anos de web e e-commerce. Ele será apresentado em 6 partes abrangendo o processo completo para a criação de seu negócio online, desde o planejamento até a divulgação e manutenção do negócio online. Vou lhe ensinar a começar certo, evitando que você caia na ilusão do primeiro site e siga sempre em frente, crescendo e evoluindo.

Veja também a Parte 1 - Introdução

> Planejamento

De todas as etapas de construção do seu negócio online, é no planejamento que você estará definindo grande parte do sucesso ou fracasso do seu negócio. É nesta etapa que serão definidos o público-alvo, que tipos de produtos serão vendidos, como serão entregues, o que o site vai oferecer para atrair visitantes e reter visitantes, garantias e procedimentos de atuação em caso de problemas, design, usabilidade e demais detalhes que irão compor o conjunto do seu negócio online.

> O Produto

Obviamente, para montar o seu negócio virtual você precisa de um produto para vender. No mínimo um. Pode ser um produto real, que será entregue por correios ou um produto virtual que será enviado por e-mail ao cliente. Se for um produto real, você precisa pesquisar e definir quais fornecedores irão atendê-lo. Se ficar na dependência de somente um fornecedor, estará correndo sério risco de afundar o seu negócio online, pois se este fornecedor, por algum motivo, não conseguir atendê-lo, você estará com sérios problemas no seu negócio. A comunidade online dificilmente perdoa falhas básicas como não entregar um pedido.

O mais fácil para o iniciante é começar com um produto virtual como por exemplo, um ebook ou livro eletrônico. Muitos negócios online são baseados somente na venda de livros eletrônicos, normalmente escritos pelo próprio dono do site. Você certamente possui algum conhecimento especializado em uma área específica. Já pensou em disponibilizar sua experiência em forma de livro eletrônico e vendê-lo ? Está é uma boa forma de começar o seu negócio online, sem depender de fornecedores, pelo menos no início.

As vantagens de um produto virtual são muitas, entre elas a facilidade de entrega (e-mail), que não inclui pagamento de frete e reduz preço ao consumidor final, não gera custos com manutenção de estoques, pode ser duplicado infinitamente e pode ser vendido, normalmente com preços bem acessíveis à maioria dos internautas.

Uma dica é tentar fechar parcerias com outros sites e fornecedores de ebooks gratuitos para fornecê-los no seu pacote, agregando valor ao seu produto. É bom para você e bom para o fornecedor do ebook que distribui o seu produto (mesmo gratuito) para mais pessoas.

Abaixo, seguem alguns exemplos de sites, nacionais e internacionais que vendem produtos virtuais:

>>> Nacionais

http://www.kitmasterbusiness.com

http://www.rendaautomatica.com

http://www.lebooks.com.br


>>> Internacionais

http://www.marlonsanders.com/evergreen

http://www.seobook.com

http://www.online-income-business.com

> Domínio próprio

Outro ponto fundamental para o seu negócio online é adquirir um domínio próprio. É importante que você tenha o domínio registrado antes mesmo de construir o seu web site, pois a construção será baseada neste endereço. Um domínio ou URL é o endereço do seu site (www.seusite.com.br) ou (www.seusite.com). É crucial adquirir um domínio próprio para um negócio online, pois nenhum visitante dá credibilidade a um site de e-commerce que não tenha um domínio próprio. Para mais informações sobre domínios, acesse a central de download de ebooks e baixe o ebook "Escolha o seu .COM". Ele fornece muitas informações sobre escolha e registro de domínios.

> De onde virá o Dinheiro ?

No início, você terá que investir para adquirir seu domínio próprio e um servidor para hospedar seu web site. Na etapa de planejamento você já deve pensar de onde sairá o dinheiro necessário para, pelo menos o primeiro ano de hospedagem. Você poderá optar em fazer o pagamento da hospedagem mês a mês, semestral ou efetuar o pagamento para um ano inteiro. As empresas de hospedagem oferecem várias formas de pagamento e preços. Aqui vale uma pesquisa para tentar obter o melhor custo/benefício.

Para mais informações sobre preços e custos de registro consulte:

http://www.locaweb.com.br


> Design e Usabilidade

O design do web site deve, necessariamente ser leve e agradável. O Site deve carregar rapidamente e a utilização de imagens e vídeo só deve ser considerada para agregar conteúdo e informação aos visitantes. Foi-se o tempo de pirotecnias visuais em sites poluídos, pesados e confusos. Seja simples e objetivo. Mostre claramente as opções ao visitante e leve-o ao destino o mais rápido possível. 

Como meta, todas as páginas do seu web site devem estar acessíveis a três cliques, ou seja, a partir de qualquer ponto, posso chegar a qualquer ponto em no máximo, três cliques. Pense sempre sob o ponto de vista do visitante. Se você fosse um visitante, o que gostaria de ver no seu web site ? Na dúvida, opte pela simplicidade.

Veja também o Post com Dicas de Usabilidade para o seu web site.

> Comece com um Mini Site

O Ideal é que você comece pequeno e vá crescendo conforme vai ganhando experiência e confiança. Construir um mini site é uma boa idéia para começar o seu primeiro negócio virtual. Um mini site, como o próprio nome já diz, é um site como outro qualquer, porém com poucas páginas, algo entre 5 e 10 páginas, somente com o mínimo necessário para detalhar o produto ou produtos, página de pedido, contato e políticas de privacidade e garantias.

Como sugestão, seu primeiro mini site poderia ter a seguinte estrutura:

Sugestão para o Mapa de Navegação de um Mini Site

Mapa de Navegação para um Mini Site de e-commerce:

(1) HomePage: Apresentação Principal dos produtos
(2) Informações gerais sobre Pagamento, Forma de Entrega, Garantias, Etc
(3) Descrição Detalhada do PRD 1
(3.1) Pedido para o PRD 1
(4) Descrição Detalhada do PRD 2
(4.1) Pedido para o PRD 2
(5) Contato

Total: 7 páginas

Para mais informações, acesse o Tutorial para Criação de Mini Sites.

> Conteúdo para Atrair Visitantes

Mesmo para um mini site é importante oferecer conteúdo de valor para atrair visitantes e possíveis clientes. Oferecer um tutorial ou um ebook gratuito e exclusivo é uma boa idéia. Ofereça algo que ajude as pessoas a resolverem seus problemas, obviamente relacionados ao seu nicho. Esta técnica certamente irá atrair mais visitantes para o seu negócio aumentando suas chances de fechar um pedido.

> Uma Boa Carta de Vendas

É muito importante que a sua carta de vendas ou página de resposta contenha todos os elementos necessários para incentivarem os visitantes a fecharem os pedidos. No caso do seu mini site, sua página principal, será sua carta de vendas. Para mais informações sobre de uma boa carta de vendas, consulte o Post "Como Criar Páginas de Destino Arrasadoras".

> Implemente uma Newsletter

É muito importante para um site de e-commerce criar um vínculo com seu visitante/cliente. Neste aspecto, uma Newsletter é a ferramenta ideal para trazer o visitante de volta ao site com certa frequência, gerando tráfego e apresentando as novidades e/ou novos produtos com o objetivo de gerar novos negócios. Uma NewsLetter é uma lista de assinantes que disponibilizam seus e-mails e aceitam receber suas informações. 

É importante que você planeje e implemente uma NewsLetter logo no início do web site, pois quanto mais tempo no ar, mais assinantes vai conseguir e maiores serão as chances de geração de negócios com ela. Para mais informações sobre criação de gerenciamento de NewsLetter, acesso o Post "Como Criar uma NewsLetter de Sucesso". Se for enviar propaganda de seus produtos diretamente na NewsLetter, deixe isso bem claro ao assinante.

> Plano de Negócios

Um plano de negócios pode ajudá-lo e muito na tarefa de planejar o seu novo empreendimento online. Para facilitar a sua tarefa, na central de downloads está disponível para download o ebook "Modelo de Plano de Negócios" de
Dailton Felipini, um reconhecido especialista de e-commerce. Recomendo também a leitura do ebook "ABC do e-Commerce" do mesmo autor, para que você compreenda melhor alguns pontos básicos de um web site de e-commerce.

Link para a Central de Downloads de e-Books

> Conclusão

Não tenha pressa ao planejar o seu negócio online. Tente levantar todas as necessidades e prever os possíveis problemas e eu garanto que será um tempo muito bem utilizado. Quanto mais tempo utilizar no planejamento, menos tempo vai perder no decorrer do processo. Acredite, eu sei o que estou falando. Não deixe de acompanhar a próxima etapa do nosso mini curso onde falarei com mais detalhes sobre a Criação e Hospedagem do Site.

Um Grande abraço a Todos !

>>> Ir para a Parte 3 - Criação e Hospedagem do Site
-

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs