BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Postado em 07/11/2008 as 09:10

Blog JM DIGITAL Como Criar um Sistema de Geração de Tráfego Contínuo

Uma das idéias mais intrigantes que circula pela Internet, diz respeito à criação de uma máquina (ou sistema) de geração de tráfego contínuo. Criar um site onde um sistema automático de rotinas (tanto exterior como interior), que fornece conteúdo e backlinks para um site que se atualiza automaticamente e segue crescendo sem ajuda do criador. No processo, é gerado um fluxo de tráfego que não para, mesmo se o local está abandonado, ou não revisado por um par de anos, ou nunca mais.

Se você é um webmaster e leu o parágrafo acima, aposto que seus olhos estão agora brilhando mais do que nunca e sua mente esta excitada tentando prever todos os benefícios (financeiros inclusive) que tal sistema poderia gerar. 

Mas ao mesmo tempo está se perguntando:  

Criar um sistema de geração de tráfego contínuo realmente é possível ?

Seria tal sistema apenas mais uma invenção de visionários ou malucos ?

Vamos analisar esta questão com maior profundidade.

Tal sistema teria de especial interesse para milhões de webmasters cuja tarefa principal é adquirir tráfego para seus sites, para não mencionar o potencial de ganho monetário que tal sistema iria produzir. 

Recentemente, foi dada alguma credibilidade a esta idéia, quando Tinu Abayomi-Paul, uma conhecida especialista de tráfego on-line gratuito, produziu com a ajuda de Marlon Sanders um info-produto intitulado "The Evergreen Traffic Machine."

A história Tinu Abayomi-Paul é muito interessante. Ela havia construído uma série de web sites e os otimizou com êxito para inúmeras palavras-chave em todos os principais mecanismos de busca. Ela tinha construído a um fluxo constante de tráfego, resultando em milhares de visitantes por dia em seus sites. Isto em si não é assim muito extraordinário, mas isso não é a história completa.

Devido a uma doença, ela não pode mais trabalhar em seus web sites e eles ficaram "abandonados", ou seja, sem atualização por mais de anos. Depois de muito tempo, quase que sem querer, Tinu descobriu que o sistema de tráfego que ela havia construido ainda estava funcionando, gerando uma grande quantidade de tráfego, embora os sites não estavam sendo atualizados por ela.

O tráfego ainda estava sendo gerado, e o conteúdo também, pois Tinu proveu recursos em seus web sites, garantindo a possibilidade de os próprios usuários gerarem conteúdo.

Basicamente, Tinu construiu seu sistema de geração de tráfego contínuo em volta de três grandes áreas: Marketing de seus negócios utilizando artigos virais, Foco preciso nas palavras chaves e Blogging/RSS Feeds

O Sistema de Tinu provou que era possível gerar tráfego por dois ou três anos, mas a verdadeira questão é se ainda vai produzir tráfego cinco anos a partir de agora ? Cinquenta anos a partir de agora ? Como cerca de cem anos ?

A Pergunta Principal é: Por quanto tempo mais seu sistema irá continuar gerando tráfego sem que Tinu gere novos conteúdos exclusivos como os artigos virais e novos posts em seus blogs.

Devemos considerar também o fato de que todos os aspectos de um web site podem ser automatizados, incluindo o pagamento de todas as obrigações: domínio, hospedagem, autoresponders ... bem como a cobrança de receitas, comissões de programas de afiliados e taxas com publicidade.

Será que um dia, entraremos na era da Internet onde os web sites geram conteúdo e tráfego por si mesmos, sem a intervenção de seu criador, crescendo indefinidamente ?

Provavelmente, alguns vão afirmar que eles já existem...

Se você gostou da idéia, e pretende pensar em implementar recursos automatizados e auto-suficientes na geração de conteúdo em seus web sites, aqui estão algumas idéias para você criar seu sistema de geração de tráfego contínuo:

1. Criar ebooks virais de distribuição gratuita com "temas-bomba" ou universais
Criar um ebook viral e incentivar os utilizadores a disponibilizarem seus ebooks em seus respectivos sites para que mais e mais pessoas tenham acesso a eles.
A longo prazo, um ebook viral pode se espalhar para um número absurdo de pessoas gerando um tráfego constante em seus web sites. 

2. Escrever artigos virais
Se o seu conteúdo é de qualidade elevada e seus temas universais ... novos sites vão buscar o seu conteúdo gerando tráfego e os motores de busca vão indexar esses conteúdos em outros sites aumentando seu ranking e elevando ainda mais o tráfego.

3. Formar alianças com outros webmasters do seu segmento
Forme alianças e encoraje-os a disponibilizarem seu conteúdo em seus web sites com os respectivos links e você fazendo o mesmo por eles.

4. Incluir um "Indique para um Amigo" em todos os seus conteúdos
Isso irá gerar mais tráfego para seus web sites, e também irá agrerar novos usuários pois certamente alguns desses convidados irão gostar de seu conteúdo e se transformarão em visitantes frequentes.

5. Disponibilizar ferramentas para os próprios usuários gerarem conteúdos 
Encoraje o usuário a gerar conteúdo, tais como artigos, comentários, postagens ... você pode até ter um sistema de acompanhamento da comunidade onde os membros do seu site recebem este novo conteúdo.

6. Automatizar todos os aspectos de funcionamento e gestão do seu site
As ferramentas estão disponíveis, mas é preciso saber utilizá-las.

7. Use blogs e feeds RSS para receber o seu conteúdo
Você também pode usar esses feeds RSS para trazer novos conteúdos para o seu site. Criar novos conteúdos de forma automatizada será o seu principal obstáculo à GERAÇÃO perpétua de tráfego ... você pode receber novo conteúdo a partir de feeds, mas será que vai ser exclusivo ? Comentários em blogs podem trazer novos conteúdos, mas se não tiver como monitorá-los, você deve ter o software competente para controlar a praga do spam.

8. Crie Comunidades para o seu segmento em Redes Sociais
As redes sociais tem um enorme potencial para geração de tráfego em seus web sites. Criar comunidades específicas para o seu segmento é uma boa idéia para um sistema de geração de tráfego contínuo. 

Conclusão

Quando passamos para um mundo cada vez mais automatizado, Hardware e Software estão disponíveis para a criação de tais máquinas de geração de tráfego contínuo. Computadores, autoresponders, softwares de gerenciamento de conteúdo, RSS feeds, marketing e ebook viral, depósitos e pagamentos automáticos ... e a lista continua. As ferramentas estão disponíveis, agora é preciso aplicar uma boa dose de criatividade e inovação para criar o seu sistema de geração de tráfego contínuo.

Alguém ai se habilita ?

Um grande abraço a Todos !

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs