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Postado em 27/10/2008 as 21:50

Blog JM DIGITAL Como Criar uma NewsLetter de Sucesso
Venho administrando nos últimos sete meses, uma NewsLetter que atualmente (outubro/2008) tem uma taxa de crescimento entre 20/25 usuários/dia e que tem perto de 2800 assinantes. Não é muito, mas já deu para aprender muito sobre o funcionamento e eficácia de uma newsletter.

Depois de alguns erros e acertos, e estudar bastante sobre gerenciamento de Newsletters acho que posso passar um pouco desta experiência para quem estiver interessado.

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Segue abaixo, os principais pontos que devem ser considerados para o gerenciamento de uma newsletter. 

É importante salientar que estou considerando uma newsletter para pessoas físicas, alguns pontos abordados aqui podem não ser mais adequados para uma newsletter empresarial.

Defina o tema e mantenha-se fiel a ele
Quando seus usuários assinaram sua newsletter, eles sabiam o que iriam receber, caso contrário provavelmente não teriam assinado. Você deve acima de tudo respeitar seus usuários enviando exatamente o que prometeu. Mudar o foco da newsletter no meio do caminho vai certamente frustrar seus assinantes mais antigos (e mais fiéis), e isso pode até ser considerado uma traição imperdoável fazendo com que você perca muitos assinantes. 

Respeite todos os seus assinantes, principalmente os mais antigos, afinal de contas foi com eles que você contou no começo de sua newsletter, não é mesmo ? 

Se você quiser (ou precisar) mudar o foco e o tema de sua newsletter, faça uma pesquisa com seus usuários para ver a aceitação e em último caso, pense na possibilidade de criar uma nova newsletter com o novo tema abordado. Neste caso, você pode convidar seus antigos usuários para assinar sua nova newsletter. 

Eles decidirão se tem interesse, ou não no novo tema abordado, mas neste caso, eles continuarão recebendo o que esperam na sua antiga newsletter e não houve uma quebra de confiança.

Sobre a Formatação
Não há como negar que as newsletters em html com gráficos são bem chamativas, mas será que são mais eficientes ? 
Fiz uma pesquisa sobre o tema e descobri que quando se envia uma newsletter em html, perde-se entre 10 e 15% de resposta, pois muitos usuários não estão preparados para receber e-mails em html ou a formatação não fica adequada em seus programas visualizadores, o que ocasiona frustração e perda de resposta.

Certamente com uma newsletter somente em texto você perde no visual, mas ganha em eficiência, pois o conteúdo (que é o que importa para o assinante) vai estar lá. No caso de uma newsletter empresarial, esta sugestão não se aplica, já que enviar seu conteúdo somente em texto pode soar como amador e pouco atraente, portanto deve ser evitado.

Sobre a Frequência de Envio
Aqui não há um número ideal, mas existem alguns parâmetros que são considerados bons. Para pessoas físicas, um número considerado bom está entre uma(1) e três(3) mensagens por semana. Se enviar menos que uma por semana, você pode não criar o vínculo que tanto quer com o seu usuário. Se enviar mais de 3(ai vai do bom senso), corre o risco de irritar seu assinante com muitas mensagens entupindo o seu e-mail. 

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Cabe a você, através da experiência definir um número melhor para o seu caso. Para newsletter empresariais, uma por mês já é suficiente.

Conteúdo x Propaganda
Vale a pena inserir propagandas em sua newsletter ?
Pessoalmente, minha resposta para esta pergunta é um sonoro NÃO.

Será que você deixou claro para o seu assinante, que ele iria eventualmente receber na newsletter, propagandas de produtos ou serviços além do conteúdo proposto ? Ná página do seu site, onde o usuário pode assinar a newsletter, isto esta claro ? ou você deu uma de migué e nem informou desta possibilidade. Ou pior ainda, falou que não enviaria propaganda e do nada resolveu mudar seu conceito e entupir seus assinantes com propagandas de produtos que sabe Deus se estão interessados ? 

Pense sobre isto e tente se colocar no lugar de seus usuários. Como você se sentiria se assinasse uma newsletter que lhe envia propagandas sem sua autorização ?

Obviamente, não embutir propagandas no conteúdo da newsletter não significa que as páginas (links) para onde a newsletter irá apontar não conterão propagandas.

Assinar é Facil. Cancelar é Difícil ?
Você deve facilitar a vida de seus usuário tanto para assinar a newsletter quanto para cancelar. Sempre deve estar claro para o assinante que, caso ele não deseje mais receber a newsletter, será muito fácil cancelar a assinatura.
O Ideal é que o link para o cancelamento seja enviado no rodapé de toda mensagem da newsletter.

Faça um teste antes de enviar
Imagine que sua newsletter, um dia, alcance um número superior a 20000 assinantes (um dia eu chego lá) e você prepara sua newsletter, envia e depois descobre que contém um erro (texto incorreto, link quebrado) e ela já foi enviada para 20000 pessoas !!!!! Bom...neste caso ou você se finge de morto ou envia outra newsletter corrigindo o problema. Mas para evitar uma situação como esta, não basta somente revisar o texto antes de enviar. 

Você precisa fazer um teste REAL !!!

Na minha rotina de envio de newsletter, que eu mesmo criei, eu tenho uma tarefa no meu gerenciador que é "Enviar NewsLetter Teste". Eu preparo o texto da newsletter, envio para o servidor e executo a rotina de teste. Neste caso o mesmo e-mail que irá para todos os assinantes, vem antes para o meu e-mail, onde eu posso visualizar e testar todos os links. Esta rotina simples tem evitado muitos aborrecimentos e pelo que me lembre nunca precisei corrigir uma newsletter já enviada.

Oferecer um presente para o assinante compensa ?
Será que a oferta de um presente (como um ebook exclusivo) para quem
assinar sua newsletter, vai atrair mais assinantes ?

Eu tenho as duas situações: 

No Site http://www.jm-digital.com.br eu ofereço dois ebooks para quem assinar a newsletter. 

No site http://www.ebook-gratis-download.com não tem presente, apenas o conteúdo da newsletter. Mas o fato é que tenho mais assinantes da newsletter no site eBooks Grátis que no JM DIGITAL. 

Mas penso que os presentes, ajudaram sim na obtenção de mais assinantes, porém devido ao menor movimento do site, gerou menos assinantes. Mas esta experiência indica que pode não fazer tanta diferença assim oferecer um presente para assinar a newsletter.

Inclusive pode gerar uma situação em que o usuário não quer assinar a newsletter, mas quer o presente. Ainda não cheguei a uma conclusão definitiva sobre isto, então não posso dar um parecer conclusivo. É necessário aguardar mais tempo e efetuar mais testes para obter dados mais confiáveis.

Abaixo, um modelo da newsletter que envio aos meus assinantes em texto:

Link >> NewsLetter Modelo Texto

Eu recebo muitos e-mails de meus assinantes relatando estarem muito satisfeitos
com a newsletter e que o conteúdo enviado (no meu caso, dicas para download de ebooks) tem sito muito útil. 

Isso é o mais importante de tudo: sua newsletter deve ser útil aos seus assinantes !

Se você procurar seguir algumas das dicas expostas aqui, certamente você estará no caminho para tornar sua newsletter um verdadeiro sucesso !

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Dicas para criar sua NewsLetter:

http://superdicasss.blogspot.com/2008/06/criando-uma-newsletter.html

Um grande abraço a Todos !

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