BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Dicas para Webmasters | Postado em 27/07/2009 as 12:23 - 093

Blog JM DIGITAL Como Implementar um Sistema de RSS Feed em seu Web Site
Utilizar um sistema de RSS é a maneira mais simples de manter-se atualizado e em contato com o seu site/blog favorito. É também uma maneira simples e inteligente de um proprietário de site/blog distribuir o seu conteúdo e ainda pode servir como alternativa para uma solução de newsletter que possui custos elevados para pequenos web sites.

RSS Feed: Como Criar e Implementar em seu web site

Afinal, o que é RSS ?

Saiba tudo sobre RSS na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS

A maioria das pessoas associam RSS aos blogs. Você pode ler o conteúdo RSS usando um leitor de feeds RSS ou "agregador", que pode ser um programa em seu computador ou baseado na web. Você assina um feed clicando no ícone associado em seu site/blog favorito e, em seguida, quando um conteúdo é publicado via RSS seu leitor pode recuperá-lo imediatamente e exibi-lo à você.

A importância de um sistema de RSS em seu web site vai além de simplesmente distribuir seus conteúdos. As pessoas ainda não perceberam que os Feeds estão desempenhando um papel importante no varejo online e programa de afiliados. Por exemplo, você pode obter um RSS feed dos últimos produtos disponibilizados pela amazon.com. Muitas das grandes empresas de e-commerce agora oferecem este recurso para ajudar a promover e vender seus produtos.

A lista de razões para você implementar um sistema de RSS feeds em seu site é extensa:

  • Distribuir seu conteúdo em tempo real;
  • Manter um link ativo entre o web site e seus leitores;
  • Ajudar a promover produtos e serviços;
  • Atuar como gerador de tráfego para o web site;

RSS é tão importante hoje como era há cinco anos. Sua influência e presença só tem crescido graças também aos blogs que utilizam como padrão esta importante ferramenta. Se você ainda não possui um sistema de RSS em seu web site saiba que está deixando de utilizar um importante canal de comunicação para o seu marketing online e perdendo ótimas oportunidades de espalhar a sua mensagem.

RSS é também uma importante ferramenta para editores de conteúdo. Ela libera o editor de manter listas de contatos e de se preocupar com regras de privacidade e spam. Ao mesmo tempo que proporciona ao editor um veículo de comunicação para um público altamente segmentado.

Como Implementar um sistema de RSS feed em um Web Site ?
Rss Feeds são normalmente associados aos Blogs que utilizam intensamente o poder desta ferramenta de distribuição de conteúdo. Mas se você possui um web site e quer implementar este importante recurso de comunicação você tem algumas alternativas. 

Neste artigo, vou mostrar como você pode implementar este sistema em seu web site utilizando as ferramentas da rede social Dihitt.

Antes que você pergunte, seu visitante não precisa estar cadastrado no dihitt para assinar o Rss/feed criado por este método.

Criando um RSS Feed Passo a Passo
O primeiro passo é acessar o dihitt e fazer o seu cadastro. Siga todos os passos até a conclusão do seu cadastro. 

http://www.dihitt.com.br

Para utilizar a ferramenta de RSS/feed do dihitt, o próximo passo será criar um mini Blog no dihitt para utilizar sua ferramenta de RSS. Este Blog também será uma importante ferramenta de geração de tráfego para o seu web site.

Quando estiver logado no dihitt, acesse "Minha Conta" e depois "Criar Novo Blog". 

Siga todos os passos para a criação do seu mini blog.

Como Criar o seu Mini Blog

Após a conclusão do cadastro do seu mini blog, agora você já pode distribuir suas notícias e artigos no Blog que você acabou de criar. Para isso, acesse "Minha Conta" e depois "Meus Blogs" e depois em "Nova Notícia".

Como enviar os artigos no seu mini blog

Antes de Enviar o Conteúdo
Prepare com calma o seu conteúdo criando um título adequado e chamativo para o seu artigo. Um coisa que você terá que decidir é se vai digulgar parte ou todo o artigo em cada postagem que fizer em seu mini blog. Mas independente da decisão, sempre inclua um link no final do artigo para o seu web site. Se divulgar parte do artigo, inclua no final o link para o artigo completo.

Inserindo o RSS no seu Web Site
Com o mini blog criado, o próximo passo é inserir um link do RSS/feed do seu mini blog em seu web site. O link para o feed do seu mini blog você consegue no menu "Minha Conta" e "Meus Blogs" no Link Feed, como mostra a figura abaixo:

Como Obter o LINK para o RSS/Feed do seu Mini Blog

Agora, tudo o que você tem que fazer é inserir este link nas páginas principais do seu web site para iniciar sua lista de assinantes de feeds. A partir daí, toda vez que você precisar divulgar um novo artigo ou notícia importante do seu web site, basta entrar no dihitt e divulgar o artigo no seu mini blog. Os assinantes do seu RSS/feed ficarão sabendo do seu novo conteúdo através de suas ferramentas para leitura de rss/feeds.

A partir de agora, você já possui um sistema de RSS/feed em seu web site e pode ser uma excelente alternativa para quem não pode pagar um sistema de newsletter que não é nada barato. A diferença é que seus leitores estarão utilizando um programa de leitura de RSS/feed ao invés de uma conta de e-mail para acessar os seus artigos e conteúdos.

Auto-Discovery
Adicione um "auto-discovery" no cabeçalho do código html do seu web site. Muitos agregadores RSS incluem uma funcionalidade de "auto-discovery", que lhes permite detectar quando um site oferece um feed RSS. Se o seu visitante estiver utilizando um destes "agregadores", ele imediatamente saberá que o seu web site oferece um feed RSS para o seu conteúdo.

Para inserir esta funcionalidade em sua página, o código abaixo deve ser inserido no cabeçalho da sua página entre o "<head>" e o "</head>". Substitua o conteúdo de title e href pelos dados do seu feed.

Você pode ver este código aplicado nesta página, clicando com o botão direito do mouse e selecionando "Código-Fonte" a partir do seu browser.

<link rel="alternate" type="application/rss+xml" 
title="Blog JM DIGITAL" 
href="http://www.dihitt.com.br/jmdigital/feed"/>

Imagem Padrão para um Link de RSS Feed:

Assine Aqui o RSS/Feed do Blog JM DIGITAL

Aproveite para assinar o RSS/feed do Blog JM DIGITAL e receba novas dicas e artigos por este sistema.

Dicas para manter seus assinantes sempre satisfeitos:

Envie conteúdo com certa Regularidade
Quando seus leitores assinam o seu RSS/feed, eles esperam receber conteúdos relacionados ao tema do seu web site com certa regularidade. Tente criar uma rotina e padrão de envio de suas mensagens. Pense em um valor mínimo como 1 (uma mensagem) por semana.

Mantenha o Foco
Seu assinantes esperam receber conteúdo relacionado ao nicho/tema do web site. Não perca o foco sob pena de perder muitos assinantes.

Propaganda: Use com Moderação
A Menos que você tenha deixado bem claro que enviaria este tipo de mensagem aos assinantes ou que o seu web site seja estritamente para vender produtos, use com cautela mensagens estritamente de propagandas. Sempre procure mesclar propaganda com um artigo de ótima qualidade.

Conteúdo de Valor
Não envie mensagens sem conteúdo de valor apenas para dizer que está enviando conteúdo. Os leitores percebem quando estão sendo "enrolados". Se não tiver nada para dizer, fique calado.

Faça Pesquisas Constantes
Pesquise constantemente pela NET procurando novidades e notícias relacionadas ao seu nicho. Desta forma, você estará por dentro do que acontece e ficará mais fácil manter seus assinantes informados e também abrirá sua mente para novas idéias para novos artigos.

Conclusão
Ao criar um sistema de RSS/feed para o seu web site, você também estará assumindo uma responsabilidade a mais de criar e enviar conteúdos de qualidade para seus assinantes. Se você não tiver condições ou tempo para manter o ritmo, é melhor você aguardar e se planejar melhor antes de implementar um RSS/feed. De nada adiante possuir o sistema no seu web site se não tiver conteúdo para enviar. 

Gostou ? Não Gostou ? Comente !

Mais Dicas e Ferramentas para Webmasters Iniciantes

Um Grande abraço a Todos !

Artigos Recentes | Mais Visitados | Indique e Ganhe | RSS Feeds
-

 

Gerador de Livro Digital (eBook) com Qualidade Profissional

eWriterpro
Criação de eBooks Profissionais

Dois em UM: Editor de Textos e Gerador de Arquivos PDF para Criação de eBooks Profissionais

Escreva seu eBook com o E-WriterPro. Insira seus gráficos e links. Salve o arquivo como um arquivo PDF - Utilizando os Recursos do Programa.
Feito! Você tem o seu próprio Produto de Informação!

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs