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Postado em 31/10/2008 as 22:29

Blog JM DIGITAL 45 Dicas de Usabilidade para seu Site/Blog

Após fazer muita experiência e ler muito sobre o assunto, reuni aqui 45 dicas que podem ajudar a melhorar a usabilidade em seu site ou blog.

Logotipo: onde estás ?
O logotipo do site precisa estar em local destacado, de preferência no topo superior esquerdo, que é o mais comum. Ele deve conter um link para a HOMEPAGE(Página principal) do seu site. Em um site com muitas páginas, se o usuário se perder ele sabe que clicando no logotipo, vai voltar para a página principal e pode começar de novo. É importante também manter a mesma posição do logotipo em todas as páginas do site.

Janelas POP-UP: livrai-nos desse mal
Vou direto ao ponto: Janelas POP-UP são irritantes, invasivas e tiram a atenção do seu usuário para itens mais importantes do site. Se você quer chamar a atenção do seu visitante, seja mais criativo e utilize outros recursos. Faça um bem para todos nós, internautas, e NÃO UTILIZE JANELAS POP-UP em seu site.

Um ponto de partida
Você deve criar um ponto de partida, destacando as funções mais importantes no seu site. Na verdade, este item serve para todas as páginas, pois cada uma pode ter um assunto importante diferente das demais, mas ele é mais crítico na página principal do seu web site.

SLOGAM simples e objetivo
Você deve criar um slogam para seu site que resuma em poucas palavras o que ele oferece ao visitante. Evite criar frases fantásticas do tipo “Criando um mundo melhor” ou “Transformando a vida das pessoas”. Isso soa falso e forçado. Ser objetivo significa: “SEG-EMP: Especializada em seguros para empresas”. Viu como é fácil ?

Título da Página
A mesma regra do slogam serve para o título principal da página. Resuma em poucas palavras o que o visitante vai encontrar na página em questão.
Também não desperdice espaço aqui colocando coisas inúteis como “HOMEPAGE”. Afinal de contas o que fica melhor: “JOÃO ALVEZ : HOMEPAGE” ou “JOÃO ALVEZ – Especializado em seguros para empresas”?

Nome da Empresa ou Site no Título
O título da página deve começar com o nome do site ou empresa, pois é este título que fica na lista de FAVORITOS dos browsers.

Destacar a página principal das demais
Você deve deixar bem claro qual é a página principal do site, tornando-a levemente diferente das demais, porém mantendo a unicidade com o todo. Lembre-se que sua página principal é a sua “CAPA DA REVISTA”, sua “PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL”, ela é a página mais importante do site, portanto dê um destaque especial a ela. Use um “HOME”,“HOMEPAGE” ou “PÁGINA PRINCIPAL” utilizando texto ou ícone para isso.

2008, o ano em que faremos CONTATO
Você deve, obrigatoriamente, incluir um “contato” ou “fale conosco” e mantê-lo em local BEM VISÍVEL. Outro dia estava navegando em um site e precisei acessar a página de contato para obter uma opinião de seu criador, porém não encontrava o link para contato. Após muita procura, descobri que um link pequenininho e meio deslocado com a inscrição “PARTICIPE” me lavava para a página de contato. “PARTICIPE” confunde o visitante, dando a entender que este link faz parte que alguma promoção ou pesquisa de opinião. Eu recomendo “contato” ou “fale conosco”, pois os usuários já estão acostumados com esses termos.

Após o CONTATO, continue mantendo CONTATO
O visitante acessa sua página de contato, escreve seu comentário, opinião ou outra coisa qualquer, informa seu e-mail, clica em enviar e: TCHAM TCHAM TCHAM TCHAM... nada acontece. Uma página em branco aparece no browser, ele olha para o canto inferior esquerdo do browser e está escrito “CONCLUÍDO”. Pergunta: a mensagem foi enviada com sucesso ou deu erro e seu site não tratou ? Por favor, inclua uma página de retorno para a sua página de contato informando o ocorrido. Se deu tudo certo responda “SUA MENSAGEM FOI ENVIADA COM SUCESSO. OBRIGADO PELO SEU CONTATO”, se deu errado, inclua na página de resposta um e-mail para contato do tipo “WEBMASTER” para ver porque as mensagens não estão chegando.

Respeite o seu VISITANTE
OK, você incluiu em seu site o “FALE CONOSCO” em local bem destacado, o visitante enviou a mensagem e obteve como resposta uma página informando que a mensagem foi enviada com sucesso e após todo esse trabalho do visitante e seu (que construiu toda esta rotina), você simplesmente não responde as mensagens. Por favor, não faça isso. Respeite o seu visitante RESPONDENDO TODAS AS MENSAGENS ENVIADAS.

Politica de Privacidade
Se você pede ou armazena informações de seus visitantes de alguma forma, deixe bem claro sua política de privacidade e como essas informações serão utilizadas. E claro, trate de cumprir o que prometer na sua politica de privacidade.

Barra de Navegação
Se o seu site possui uma barra de navegação principal, é bom mantê-la em local bem destacado e que esteja presente em todas as páginas do site.

Links Claros e Objetivos
Está claro para o visitante onde o link vai levar antes de clicá-lo?
Se você acha que não, então está na hora de repensar as nomenclaturas dos seus links.

Links Inúteis
Não incluir ou manter ativo um link para a própria página. Se você possui uma barra de navegação principal com, por ex: home pedido contato download, quando estiver a página principal, o link HOME não deve estar ativo. Isso confunde os visitantes e deve ser evitado. 

Navegação Objetiva
Como regra geral, toda página do seu site não deve estar a mais de 3 cliques de qualquer ponto do site. Em sites muito grandes, pode ser um pouco difícil conseguir esse resultado mas, lembre-se que o usuário da Internet quer objetividade e não tem muita paciência para ficar procurando por muito tempo o que ele deseja. Se a navegação for muito complicada, simplesmente o internauta parte pra outra.

Duas horas depois...
Evite utilizar animações de longa duração, ou se possível, simplesmente não utilize animações. Quantas vezes não nos deparamos com sites e ao invéz do visitante começar a prestar atenção em seus produtos e serviços, aparece a irritante palavra “CARREGANDO...”. Animações miraculosas podem ser legais pra você mostrar para os seus amigos e exaltar a suas qualidades técnicas mas, eu não recomendo sua utilização em web sites.

Duas horas depois...PARTE 2
Você deve controlar com muito rigor o tempo de download das páginas do seu web site. Como regra geral, o tempo de download de uma página não deve ser superior a 8 segundos. Entre 1 e 3 segundos, está ótimo, entre 4 e oito segundos está aceitável, acima disso, você deve repensar se os recursos disponíveis na página vão compensar uma possível perda de visitantes.

Livro de Visitantes: apenas para amadores
O livro de visitantes era um recurso muito utilizado nos primórdios da Internet, mas hoje em dia estão em desuso. Se você não quer que seu site pareça amador, então NÃO INCLUA LIVRO DE VISITANTES em seu site.

FRAMES: usar ou não usar ?
Eu não recomendo utilizar frames em seu web site. A navegação em web sites com frames pode ser confusa se o site não foi muito bem planejado e também porque frames não são muito bem “digeridos” pelos sites de busca.

Mapa do Site: se bem planejado, pode ser útil
Será que o seu web site realmente precisa de um MAPA DO SITE ?
Você deve pensar com calma para responder esta pergunta, e somente incluir este recurso se ele realmente for agregar facilidade de navegação e pesquisa ao seu web site. Se for bem planejado pode realmente facilitar a obtenção de informações no seu site.

De onde vem o Dinheiro ?
Todo site precisa pagar suas contas não é mesmo ? Então deixe bem claro como é a rentabilização do site, se isto não estiver muito claro. 

Recurso de Pesquisa
Este é outro recurso que só deve estar presente se for realmente útil para o seu site. Não inclua este recurso só para estar “NA MODA” ou pra mostrar ao seu visitante que o seu site é “PROFISSIONAL”. Se for incluído um recurso de pesquisa ele deve efetuar a pesquisa apenas dentro do seu site. JAMAIS inclua um recurso de pesquisa para a web. Os usuários irão utilizar os sites especializados para isso.

Internet e Intranet não se misturam
Se sua empresa possui um site comercial, não inclua informações internas da empresa no site comercial. As informações internas da empresa devem ficar na Intranet. Misturas as duas coisas só vai servir para confundir os usuários.

Janelas de Abertura ou Boas Vindas: Esqueça
Esse era outro recurso muito utilizado nos sites mais antigos e que também caiu em desuso. Não perca tempo nem gaste a paciência do seu visitante com páginas de abertura ou boas vindas. Vá direro ao ponto.

Atualização automática de páginas: nem pensar
Exceto em raras exceções, você não deve utilizar o recurso de atualização automática de páginas. Isso só é “acritável” em sites com atualizações frequentes em seu conteúdo, como por exemplo UOL.com.br. Como esse não deve ser o seu caso, esqueça.

Espaço custa caro
Tenha uma coisa bem clara na sua mente: um web site é um espaço sagrado e de muito valor para divulgar idéias, pessoas, empresas, produtos e serviços. Não utilize espaço em seu web site para incluir créditos de terceiros, a menos que isso seja realmente importante, como por exemplo, mostar que o seu site é seguro. Caso contrário, não desperdice espaço. Ninguém quer saber quem fez o site ou qual a tecnologia empregada. 

Cadastre-se
Todos nós já vimos este item em sites comerciais ou não. O que normalmente não fica bem claro é: devo me cadastrar pra quê ?
Se você incluir este recurso em seu web site, antes de mais nada, deixe bem claro quais as vantagens para o visitante. Ao invéz de “Cadastre-se”, vá direto ao ponto e utilize um termo que seja auto explicativo como “newsletter”, por exemplo.

Publicidade 1
Para muitos sites, este é um recurso necessário para rentabilizar e viabilizar o negócio. O importante é deixar bem claro o que é publicidade e o que faz parte do conteúdo do site. Se você for alocar publicidade em espaços não convencionais, deixe claro para o visitante que aquele espaço é publicidade. Caso contrário, o visitante pode clicar no anúncio pensando em se tratar do conteúdo do site e vai acabar caindo em outro site, gerando frustração. É bom manter um padrão quanto à localização de publicidade nas páginas, se cada página do web site possuir uma área diferente para publicidade, a navegação e clareza estarão comprimetidos.

Publicidade 2
Não aloque publicidade próxima aos itens prioritários da página. Isso vai desviar a atenção e causar certa confusão no visitante. Afinal de contas, você quer que o visitante veja o conteúdo oferecido ou clique nos 
anúncios ? Dependendo so web site, acho que alguns leitores vão até preferir a segunda opção. Acertei ?

Menus Suspensos: utilize com cautela
Pergunta: Será que os menus suspensos são eficazes em termos de navegação ? Tenho sérias dúvidas. Vejo por aí muitos menus suspensos com poucos itens e seria bem melhor alocar estes itens em uma coluna à esquerda, como é mais utilizado. Minha recomendação é: pense bem se o seu web site precisa mesmo desse recurso.

Sobre Design
Evite ao máximo um design carregado ou “pesado” para web sites comerciais. Mantenha também um bom contraste entre o texto e o plano de fundo para facilitar a leitura. O mais utilizado é o texto preto sobre fundo branco. Se você estiver montando o web site da sua banda de rock, acho que este item pode ser desprezado.

É um web site ou desenho animado ?
Como regra geral, você não deve animar os gráficos mais importantes do web site como logotipo, slogam ou título. Além de desviar a atenção do visitante, eles podem até confundir suas animaçoes com publicidade.

Plano de fundo
Evite planos de fundo com gráficos que podem dificultar a leitura do texto. Muitos sites utilizam gráficos de marca dágua como plano de fundo. Por favor, não faça isso. A clareza do texto é fundamental para a assimilação do conteúdo.

Gráficos e Conteúdo
Tente agregar conteúdo aos seus gráficos, quando possível. Já que os gráficos são elementos importantes e muito utilizados em web sites, se puder incluir conteúdo neles, melhor. Ao utilizar gráficos como links, tome o cuidado para que eles não se pareçam com publicidade.

Gráficos Pesados
Tome muito cuidado com gráficos muito pesados, eles tornam o download da página muito lento e isso, pode espantar muitos visitantes.

Agrupar itens semelhantes
Com base na lista de navegação, agrupar itens semelhantes significa reduzir o número de opções e, portanto facilita a navegação e faz com que o visitante pense menos sobre onde as coisas estão localizadas.

Cuidado com Ícones para Navegação
Evite utilizar ícones quando um simples link de texto resolve o problema. 
Embora a utilização de ícones pode deixar a página mais bonita, em contra-partida pode tornar a navegação mais confusa. Use com critério.

Gif´s Animados
Não abuse das animações em uma única página. Os novatos normalmente se entusiasmam e carregam suas páginas com muitas animações. Isso pode tornar a página muito confusa e pesada e vai desviar a atenção do visitante para itens que, talvez não sejam tão importantes no página. Faça a otimização dos seus gif´s animados para não ficarem muito pesados. As ferramentas especializadas oferecem bons recursos para otimização de gif´s animados. Evite criar gif´s com troca de imagens muito rápidas, pois isso pode causar problemas para certos visitantes.

Mapa de Imagens
O mapa de imagens é um recurso muito utilizado na web e pode ser útil em certas aplicações, como por exemplo, um mapa do brasil onde o visitante seleciona o estado para pesquisar as filiais de uma determinada empresa. Antes de implementar, pense se um esquema de navegação clássico não atende melhor o seu visitante. 

Caixas de texto
As caixas de texto devem ter tamanho suficiente para que o usuário visualize a maior parte dos textos que podem ser inseridos. Se possível disponibilize as caixas de texto com espaço para 25 ou 30 caracteres.

Ferramentas
Não inclua no web site ferramentas ou funcionalidades que pertencem aos browsers, como por exemplo, cadastrar como favorito ou tornar sua página como a página inicial do browser. Se o usuário precisar, ele sabe como fazer.

Opinião dos Clientes
Se possível, faça uma pesquisa com os clientes que já consumiram seus produtos ou serviços e use-as (com a devida permissão), para mostrar a outros visitantes, a opinião de quem já é seu cliente. Isso pode ajudar a transformar um visitante em cliente.

NewsLetter
A newsletter é um recurso muito utilizado hoje na web e, se bem planejado, pode aumentar significativamente o fluxo de visitantes em seu website. Antes de implementar sua newsletter, você deve ter bem claro os seguintes pontos: 

- Uma vez escolhido o tema, mantenha-se fiel a ele
- Ofereça conteúdo de valor
- Defina claramente a periodicidade (quinzenal ou mensal, por exemplo)
- Não tente vender diretamente pela newsletter
- Se for interromper, não faça bruscamente. Avise os assinantes

Solicite Informações no momento correto
Obviamente, se você for enviar um produto a um cliente, precisará solicitar os dados para remessa em um dado momento, e as pessoas não tem problemas para fornecer estas informações desde que em uma etapa adequada do relacionamento. Mas se elas não puderem entrar e navegar em um site sem fornecer informações pessoais, em geral, elas sairão dele imediatamente.

Formulários mal formatados
O descuido na formatação de um formulário para preenchimento de dados é um ponto que pode levar os usuários a cometer erros. Quando os campos estão mal organizados, fica difícil para o usuário identificar qual rótulo acompanha qual componente. Componentes adequadamente alinhados ajudam as pessoas a reconhecer grupos e entender o relacionamento entre eles.
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As técnicas publicitárias mais odiadas
Segundo uma pesquisa realizada em 2004 por John Boyd, gerente de pesquisas de plataformas Yahoo!, e Christian Rohrer, diretor de pesquisas de usuários da eBay, as técnicas publicitárias mais odiadas são:
Elementos de Design

Responderam Negativamente

Janelas Pop-up
Carrega Lentamente
Tenta levá-lo a clicar nele
Não tem um botão fechar
Cobre o que você está tentando ver
Não informa seu propósito
Move o conteúdo
Ocupa a maior parte da página
Pisca intermitentemente
Flutua sobre a tela
Reproduz som automaticamente

95%
94%
94%
93%
93%
92%
92%
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87%
79%
79%

Um grande abraço a Todos !
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