BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Postado em 04/12/2008 as 12:55

Blog JM DIGITAL e-Commerce: Comece Pequeno e Seja Profissional
Recebo muitos e-mails de pessoas com um enorme desejo de criar o seu primeiro negócio OnLine mas não tem a mínima idéia por onde começar. A grande maioria ainda pensa que para começar um site de e-Commerce são necessários muito conhecimento técnico, um belo pacote de produtos arrasadores, muito investimento e muito tempo dedicado ao projeto. 

Embora as questões sobre o tempo e dedicação são verdadeiras, os outros pontos são mitos criados pela própria mente das pessoas que por alguma razão (medo talvez), acabam não desenvolvendo o seu projeto e perdem a chance de, talvez, criarem uma nova ou quem sabe, definitiva fonte de renda.

Faça um Planejamento

Uma das maiores causas do fracasso é a falta de planejamento. Antes de iniciar a parte braçal, é imprescindível que você faça um planejamento detalhado de como pretende entrar no mundo OnLine, o que vai vender e pra quem e como será o plano para o seu crescimento.

Você pode Começar Pequeno

Você pode SIM, começar pequeno e criar o seu site de e-Commerce com apenas um produto para vender. Com um MINI SITE, que possua uma página principal para a apresentação do produto, página de contato e página de pedido você já tem todos os ingredientes necessários para começar. Serviços disponíveis como o PagSeguro, permitem implementar formas de pagamento seguras e flexíveis ao usuário, incluindo emissão de boleto, utilização de cartões de crédito e parcelamentos. Tudo a um custo muito baixo, onde você só paga quando vende, se não vender não paga nada. Sem taxas, sem mensalidades.

Um único Produto

Você não precisa ter um pacote de muitos produtos maravilhosos para começar o seu e-Commerce. Comece apenas com um Produto ! Neste momento, posso até ver sua testa enrugada e resmungando: "Falar é fácil, mas onde eu vou arrumar o tal produto ?". Eu afirmo que você possui pelo menos uma coisa que outras pessoas possam estar procurando. 

Você pode vender seu CONHECIMENTO ! Você pode vender seu conhecimento empacotando-o em um ebook ou livro eletrônico. Na era da Internet, este tipo de produto ou Infoproduto como alguns o chamam, pode ser uma ótima alternativa para se começar um site de e-Commerce. 

Afinal de contas, certamente você tem conhecimento e experiência am alguma área específica, seja por hobbie ou profissão e muitos podem estar precisando desesperadamente de suas informações.

Um eBook é fácil de armazenar (digital), fácil de enviar (e-mail) e pode ser vendido a um preço baixo (claro, tudo vai depender do valor da sua informação) que a grande maioria das pessoas interessadas terão condições de adquiri-lo.

Seja Profissional

Acima de tudo, você tem que ser profissional, não importa o tamanho do seu negócio. Responder a todos os contatos, esclarecer as dúvidas de seus usuários, enviar os emails de confirmação de pagamento e envio do produto é o mínimo que se espera de um site de e-Commerce. Você precisa atender ou de preferência, superar as expectativas de seus clientes. Você também precisa deixar bem claro no site suas políticas de prazos, privacidade das informações e garantias.

Hospedagem do Site

Adquirir um domínio próprio (endereço de Internet) e hospedar o seu site, hoje em dia é muito barato. Por menos de R$ 20,00/mês você pode manter o seu negócio em um servidor seguro e muitas vezes, contando com muitos recursos e ferramentas adicionais. Possuir um domínio próprio para o site é primordial para um site de e-commerce sério. Sem isso, seu site vai parecer amador ou apenas uma experiência de adolescente.

O Que é um Mini Site ?

Um Mini Site, como o nome já diz, é um site com poucas páginas (entre 5 e 10 páginas no máximo). São simples de criar e excelentes para vender. Criando uma bela página principal de apresentação do seu produto, uma página de contato e uma para o pedido você já tem um site funcional para vender o seu produto. Para mais informações sobre mini sites, veja nosso tutorial sobre mini sites.

Segue abaixo, algumas dicas de serviços necessários para a implantação de um site de e-Commerce:

Hospedagem e Adquirir Domínio Próprio

Eu utilizo e recomendo os serviços de hospedagem da LocaWEB. É recomendável que esta estapa seja concluída antes do desenvolvimento do mini site, pois é bom que você conheça o seu domínio (www.seusite.com.br) antes de iniciar o desenvolvimento.

Serviços de Hospedagem: LocaWEB

Recursos de Pagamento no Site

Felizmente, os pequenos hoje contam com recursos que antes, só estavam disponíveis para os grandes, pois eram caros e trabalhosos para serem implementados. Eu utilizo e recomendo o sistema de pagamento do Grupo UOL: o PagSeguro

Cadastro Grátis: PAGSEGURO

Se abaixo, alguns mini sites de e-commerce

Nacionais

http://www.e-commerce.org.br
http://www.ebookfacil.com
http://www.ipromocenter.com

Internacionais

http://www.marlonsanders.com/evergreen

Conclusão

Se você estava adiando a montagem do seu primeiro negócio OnLine por que achava que era só para experts da Internet e já esta repensando sua situação, então este Post cumpriu o seu objetivo. Eu quis mostrar à você que embora sejam necessários dedicação e planejamento para o seu negócio OnLine, qualquer pessoa com uma idéia na cabeça, o desejo de implementar e a ação propriamente dita, pode criar o seu próprio site de e-Commerce.

Um Grande abraço a Todos !
-

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs