BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Criação e Administração de Sites | Postado em 09/12/2008 as 13:05

Blog JM DIGITAL NewsLetter: Mantenha sua Base de Dados "Limpa"
Atualmente, implementar uma NewsLetter em seu web site é fundamental para criar um vínculo com seus usuários e mantê-lo sempre movimentado e bem pontuado juto aos seus usuários. Enviando uma ou duas vezes por semana novos conteúdos aos seus assinantes, estará no caminho certo para mantê-los ativos e também para aumentar sua base, pois certamente, se o seu conteúdo for bom, ele será repassado para outros pelos próprios assinantes.

Mas a administração de uma NewsLetter requer alguns cuidados, que muitas vezes, são negligenciados pelos administradores. Manter a base de dados atualizada é, na minha opinião, o ponto mais importante para o administrador da NewsLetter. São vários os motivos pelos quais você deve manter sua base atualizada. Entre eles, o mínimo retorno de mensagens de erro de envio, garantia de máxima eficácia em termos de recebimentos das mensagens e o mais importante: o Controle ANTI-SPAM.

São vários os motivos que levam os administradores de NewsLetter a não atualizarem sua base de dados com a frequência que deveriam. Entre eles podemos destacar a falta de ferramentas adequadas para medição dos erros de envio, manutenção via processos manuais ou pura e simples preguiça.

Você deve trabalhar com uma taxa de recebimento de 100% das suas mensagens, embora entre 2% e 5% de erros sejam aceitáveis, mantenha sempre o foco nos 100%. Resumindo: 10000 mensagens enviadas e 10000 mensagens recebidas. Se elas serão lidas ou não é outra história.

Se você tem uma NewsLetter e está ignorando os erros de (Failure) recebidos, saiba que está correndo um grande risco, pois os servidores atuais de e-mail contam com mecanismos sofisticados para controle de SPAM e se você não cuidar bem de sua base de dados gerando erros com frequência, poderá ser taxado como SPAMMER por um determinado domínio destino como HOTMAIL.COM, GMAIL.COM, YAHOO.COM e tantos outros. Você poderá receber um bloqueio de 100% de suas mensagens caso eles "pensem" que você é um SPAMMER.

Entre os muitos controles dos mecanismos anti-spam, uma das análises é a quantidade de erros geradas a partir de um certo domínio (o seu). Muitas rotinas de SPAM, geram emails aleatórios dos domínios mais conhecidos para enviar suas mensagens não autorizadas. Isso obviamente gera muitos erros de e-mails não cadastrados e por isso você deve estar ciente desta regra para que sua NewsLetter e o seu Domínio não sejam taxados como SPAM e Gerador de SPAM Respectivamente.

Para você ter uma base de dados "LIMPA", a cada envio, você deve recolher todos os e-mails com (Failure), e se na próxima remessa, eles gerarem os mesmos erros, a recomendação é que você não envie mais mensagens para este e-mail. Não é aconselhável excluir o registro do banco de dados, mas você deve marcá-lo como inativo. Ou seja, a cada 2 erros, marque o e-mail como inativo, pois se você insistir em enviar novas mensagens para este e-mail, estará correndo o risco acima mencionado.

Outra forma de manter a base atualizada é convidar os próprios assinantes para atualizarem seus dados, mas isso requer uma estratégia que dê algum benefício ao usuário. Poucos irão responder ao seu chamado se você não incentivá-los com algum "presente" ou "vantagem" visível como por exemplo, um ebook gratuito, um software ou um template exclusivo. Use a imaginação !

Conclusão
Embora uma NewsLetter gere muitos resultados positivos para qualquer web site, também exige do administrador alguns cuidados e uma certa dedicação para mantê-la funcionando. Manter uma Base de Dados "limpa" é fundamental para garantir a saúde e o sucesso de sua NewsLetter, pois de que adiante ter 20.000 assinantes se nem 10.000 recebem as mensagens, com problemas gerais de envio e e-mails que nem existem mais. 

Siga essas dicas, continue mantendo e enviando sua NewsLetter e, por experiência própria eu lhe digo: Os Resultados Virão !

Um Grande abraço a Todos !
-

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs