BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Indique o Blog e Ganhe um eBook Grátis

Diversos | Postado em 29/06/2009 as 07:32 - 077

Blog JM DIGITAL O que os Editores de Livros e Revistas tem a Ensinar aos Blogueiros
Bilhões de Dólares viraram pó de um dia para o outro. Homens de negócios desesperados nada podiam fazer, além de observar estupefados os seus investimentos, até então considerados "quentes", transformarem-se em uma montanha de papel sem valor. A recente crise financeira foi considerada por alguns como tão grave quanto a grande depressão de 1929. Mas uma outra crise, oculta e sorrateira perambula pelas mentes dos cidadãos do século 21.

A Crise Oculta do Século 21
Ela está deixando de cabelo em pé os mais renomados marketeiros, que não conseguem mais obter resultados satisfatórios com os antes "poderosos comerciais de 30 segundos" e que custam alguns milhões de reais para os seus clientes. Ela também atinge os escritores, editores, músicos e também a nós, donos de blogs e web sites. Estou falando da CRISE DE ATENÇÃO !

O Desafio: Como Chamar a Atenção do Visitante ?

O Grande Desafio
Este é o maior desafio dos blogueiros e webmasters/webdesigners do século 21: Como conseguir a atenção de uma audiência inteligente e arisca em um mundo confuso e barulhento ?

Ultimamente ando imaginando como os escritores/editores de livros pensam os seus produtos. Afinal de contas eles sabem que os seus produtos ficarão confinados em uma prateleira de uma livraria, muitas vezes somente com o título da lateral do livro exposta entre outros milhares de títulos disponíveis. Como chamar a atenção em meio a este caos ? 

Como Usuários Lêem na Web: eles não lêem.
-Jakob Nielsen, especialista em usabilidade da Web.

De fato, eles só tem dois elementos para trabalhar: O Título do Livro e as cores. Com apenas estes dois elementos eles precisam chamar a atenção do leitor. Mas além de chamar a atenção, estes elementos devem reter o olhar da pessoa e fazer com que ela se interesse mais, a ponto de pegar o livro para obter mais detalhes e quem sabe, comprá-lo. Perceba quanta energia e atenção esse pessoal deve dedicar a estes dois elementos que são cruciais para determinar o sucesso ou fracasso de um livro. Fico me perguntando quantos milhões são perdidos em vendas simplesmente porque estes elementos cruciais não conseguiram cumprir o seu papel.

Editores de Livros, Revistas e Blogs: Todos tem o Mesmo Problema
Os editores de revistas enfrentam o mesmo problema, pois estão confinados a uma banca de jornal concorrendo com outros milhares de títulos e precisam desesperadamente chamar a atenção. No caso das revistas, os editores tem a capa para fazer este trabalho, mas não a capa inteira. Muitas vezes apenas metade dela ou menos, ficará exposta ao olhar dos possíveis compradores. Os blogueiros que divulgam seus artigos em sites de links/notícias enfrentam o mesmo problema concorrendo com outros milhares de artigos, muitos dos quais abordando os mesmos assuntos e temas.

Do ponto de vista de um web site/blog, o que podemos fazer para chamar e reter a atenção do visitante ? O que podemos aprender com os livros e revistas expostos nas bancas de jornais e livrarias ? Uma simples banca de jornal pode lhe ensinar muito a este respeito.

Além de procurar por livros e revistas de meu interesse, estou utilizando minhas visitas às livrarias e bancas de jornais para observar e perceber como os títulos e capas chamam a minha atenção. Quando isso acontece, pego o livro para obter mais detalhes e tentar detectar qual elemento foi o mais importante para obter a minha atenção e como os elementos se integram.

O Título é Tudo
Tudo o que o visitante vai ler do seu artigo, seja ele exposto no seu blog ou em sites de links/notícias é o título. Esqueça o texto resumo que fica logo abaixo do título. Os olhos do visitante só irão passar pelo texto resumo se o título cumprir o seu papel chamando e retendo a atenção do visitante. Se o título conseguir este feito, o texto resumo deverá pegar na mão do visitante e convidá-lo educadamente para ler o artigo completo. Por isso você deve dedicar mais tempo e energia na elaboração dos títulos dos seus artigos, simplesmente porque ele é o único elemento que será lido. 

Não estou dizendo que o título do artigo é mais importante que o conteúdo de qualidade. Obviamente não é. Mas como o visitante chegará até o seu conteúdo de qualidade se o título não cumprir sua função ?

Obama: Um Marketeiro

Seja um Marketeiro
Se você leva a sério os seus sites e blogs então deve pensar e agir como um marketeiro. Queira ou não queira, você está vendendo algo. Está vendendo os seus artigos com suas idéias e pensamentos e você quer que eles sejam lidos e compartilhados por um número grande de pessoas. Quanto mais, melhor.

Para isso acontecer, você terá que "vender o seu produto". Terá que convencer as pessoas de que ele é bom e vale à pena ser "comprado". Sugiro a leitura de livros de marketing voltados para a mídia digital, pois você precisará de mais habilidades além de saber escrever um bom artigo. Aplicar técnicas de marketing nos títulos de seus artigos é, na minha opinião, uma questão que você deveria considerar seriamente.

Pensar Diferente é Fundamental
É preciso quebrar a barreira do óbvio e pensar em títulos além do "Como fazer tal coisa" ou "X Dicas para um site de sucesso". Após escrever o seu artigo, leia-o atentamente e reflita sobre as idéias e pensamentos contidos no artigo. Como você poderia usá-los para criar um título ousado, chamativo, desafiador, engraçado ou diferente ?

Pensar Diferenre é Fundamental para Criar um Título de Sucesso

Recomendo Também:

Mais Dicas e Ferramentas para WebMasters

Livros Altamente Recomendados para quem tem um Site ou Blog

Conclusão
Você deve considerar seriamente empregar mais tempo e energia na criação dos títulos dos seus artigos para o seu blog. Grande parte do sucesso de seus artigos dependerá deste elemento fundamental e quem nem sempre recebe a devida atenção.

Gostou ? Não Gostou ? Comente !

Um Grande abraço a Todos !

Artigos Recentes | Mais Visitados | Indique e Ganhe | RSS Feeds
-

 

eBook Grátis: Como Criar um Negócio Online

eBook Grátis: Como Criar o Seu Negócio Online

Informações e dicas para quem pretende criar seu primeiro negócio online ou para quem já possui web site e não pratica e-commerce. Inclui mini site exemplo de e-commerce com scripts e fonte em html e diversas dicas para o planejamento e divulgação do seu mini site de e-commerce.

Baixar Agora o seu eBook Grátis

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs