BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Técnicas SEO | Postado em 11/12/2008 as 19:30

Blog JM DIGITAL SEO Express: 8 Técnicas Básicas que Você pode Implementar Facilmente
A implementação de Técnicas SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais para trazer um bom fluxo de visitantes a partir dos mecanismos de busca, já que eles são a porta de entrada para grande parte dos usuários da web. Mas como todos bem sabemos, existem muitos webmasters independentes que dificilmente podem pagar para técnicos ou empresas especializadas implementarem a customização SEO, necessárias para elevar o ranking e a visibilidade do seu web site para os mecanismos de busca.

Mas você deve ficar sabendo que algumas técnicas básicas, que não exigem grande conhecimento técnico, podem e devem ser implementadas e praticadas no seu dia-a-dia. Se o seu web site anda meio cabisbaixo, com poucos visitantes e como consequência, gerando  pouco ou nenhum retorno financeiro, programe uma revisão das páginas (ou pelo menos das principais) do seu web site com algumas técnicas básicas que serão apresentadas aqui.

A implementação destas técnicas, tornará suas páginas mais amigáveis aos mecanismos de busca, fornecendo mais e melhores dados para eles fazerem o seu trabalho (Apresentar as páginas do seu web site ao Mundo).

Segue abaixo, as 8 Técnicas SEO Básicas para você implementar na construção das suas páginas web:

1) Palavras-Chave
A seleção de palavras-chave é onde tudo começa. Aqui você vai decidir o futuro do seu web site em termos de visitas. A Seleção das melhores palavras-chave para o seu negócio é fundamental e não deve ser feito com pressa e afobação. Para descobrir as palavras mais pesquisadas no Google utilize a ferramenta Insights for Search.

2) Título das Páginas TAG <TITLE>
O Título da página é um item de muita importância em SEO. O Google dá muita importância a ele, pois esta informação é exibida em destaque em cada link que o Google apresenta em seus resultados de busca. Ele também é muito importante do ponto de vista do usuário. Como boa prática SEO, tente implementar pelo menos uma ou duas palavras-chave no título de suas páginas.

Exemplo da tag <TITLE> no Google:

Blog JM DIGITAL: Exemplo da tag TITLE no Google

No código HTML:

Blog JM DIGITAL: Exemplo da tag TITLE no Código HTML

3) Descrição da Página TAG <DESCRIPTION>
A descrição das páginas, também deve ser tratada com carinho. Pois muitas vezes, esta descrição é exibida no link que o Google apresenta, logo abaixo do título da página. è muito importante ter uma descrição condizente com o conteúdo da página ao invés de utilizar uma descrição genérica. Aqui, você também deve implementar uma ou duas palavras-chave no texto. Para uma boa prática SEO, evite uma descrição com mais de 150 caracteres.

Exemplo da tag <DESCRIPTION> no Google:

Blog JM DIGITAL: Exemplo da tag DESCRIPTION no Google

No código HTML:

Blog JM DIGITAL: Exemplo da tag DESCRIPTION no Código HTML

4) HEADER TAG
As tags de cabeçalho são o código HTML que indicam uma manchete, como H1, H2 e H3 e aparecem como manchetes em negrito em seu conteúdo. Os primeiros 3 cabeçalho tags são os únicos que você precisa para se preocupar, bem como o primeiro cabeçalho tag, H1, é o mais importante. Use a sua palavra-chave primária uma vez na tag H1, uma ou duas vezes na tag H2, e várias vezes em sua tag H3.

Mais Informações sobre as tags heading (h1 - h6)

5) Descrição para Imagens TAG <ALT>
Acrescente informação para os buscadores em suas imagens. O Google não pode ler informações em arquivos de imagens, portanto você deve ajudá-lo aqui. A melhor utilização de qualquer <ALT> tag é usar as palavras-chave em sua descrição de imagem.

Mais informações sobre a tag <ALT>

6) Formatação de Conteúdo
Os motores de busca dão especial atenção às palavras com negrito, itálico e sublinhado. Lembre-se de destacar suas palavras-chave em seus conteúdos.

7) Texto dos Links (Anchor Text)
Texto âncora ou Anchor Text referem-se ao texto dos links de uma página que leva o seu visitante para outra página. Então, em vez de dizer ao visitante "clique aqui" no conteúdo da sua página, incluir uma palavra-chave em seu texto âncora, como em "Clique aqui para Aprender Novas Técnicas SEO."

8) Site MAP
Estou me referindo aqui ao sitemap específico para os mecanismos de busca. Você pode criar um sitemap simples em txt ou xml e enviá-lo ao Google através da Ferramenta para Webmasters. Isso ajuda o Google a indexar mais rapidamente todas a páginas do seu web site. Por que sem um sitemap, ele só pode descobrir as páginas do seu site através dos links de cada página, que é um processo demorado e não executado com tanta frequência. Você precisa indicar o caminho do seu arquivo sitemap.txt no arquivo robots.txt. O Arquivo robots.txt deverá estar localizado no diretório raiz do seu web site. O Arquivo sitemap.txt deverá estar localizado no caminho indicado pelo robots.txt.

Veja o Exemplo de um robots.txt.

Veja o Exemplo de um sitemap.txt.

Mais informações sobre robots.txt em: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Robots.txt

Mais informações sobre sitemap em:
http://www.sitemaps.org/pt_BR

Conclusão
É possível melhorar o posicionamento do seu web site nos mecanismos de busca e atrair mais visitas diárias implementando e praticando, na construção do seu web site as 8 Técnicas SEO Básicas apresentadas aqui. Implemente-as, envie suas páginas ao seu servidor e aguarde algumas semanas (até o Google atualizar suas páginas em seu banco de dados). Você vai se surpreender com os resultados.

Um Grande abraço a Todos !

Gostou ? Não Gostou ? Comente !

Assinar este Conteúdo por E-MAIL ou RSS FEED

Mais Dicas e Ferramentas para Webmasters Iniciantes

Um Grande abraço a Todos !

Artigos Recentes | Mais Visitados | Indique e Ganhe | RSS Feeds-

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs