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Google Adwords | Postado em 19/05/2010 as 07:15 - 144

Blog JM DIGITAL Sucesso com Google Adwords - Parte 3 Final: Problemas e Soluções
Como utilizar o Google Adwords para obter sucesso e dinheiro com os seus negócios on-line. Este texto é apenas um pequeno conteúdo do material que você poderá encontrar no livro digital O MAPA DO TESOURO NA INTERNET

Continuação do especial sobre o Google Adwords com uma pequena amostra do material que você poderá encontrar no livro digital O MAPA DO TESOURO NA INTERNET.

Ler a Parte 1 de: Sucesso com Google Adwords

Ler a Parte 2 de: Sucesso com Google Adwords

> Quando a anúncio não aparece 

O seu anúncio está vinculado a um orçamento diário que você está disposto a pagar. Com base nisso, o Google se esforça para fazer o seu anúncio aparecer ao longo do dia, de forma que ele alcance o maior número de usuários da Internet. 

Pode ocorrer de o seu anúncio não aparecer nas pesquisas, quando você informar as palavras-chave selecionadas para ativar a exibição do anúncio. Um dos motivos pode estar relacionado ao cálculo que o Google faz com o (número de exibições x o número de cliques que o seu anuncio receber). Vamos supor que logo no início de exibição do seu anúncio, você receba 3 cliques logo nas 3 primeiras exibições (pode acontecer). 

O Google vai concluir que, se ele manter o ritmo, o seu orçamento diário se esgotará rapidamente e o seu anúncio não será mais exibido no dia em questão. Para manter a exibição do anúncio ao longo do dia, o Google decide que deve parar de exibir o seu anúncio no momento, para voltar a exibi-lo mais tarde.

CTR: Taxa de cliques. É a percentagem de cliques que seu anúncio recebe. É calculado com base no número de cliques que o seu anúncio recebe multiplicado por 100, dividido pelo total de impressões. O CTR mede a relevância do seu anúncio perante um certo público-alvo. Quanto mais relevante o anúncio, maior o CTR. As taxas normais de CTR ficam entre 0,5% e 1,5%. Significa que a cada 100 exibições ocorre um clique.

CPC: Custo médio por clique. É o custo total em um certo intervalo de tempo dividido pelo total de cliques.

O número de exibições do seu anúncio dependerá do seu orçamento diário e também da concorrência. Se a concorrência estiver oferecendo mais dinheiro pelas mesmas palavras-chave que você, o Google dará preferência para os anúncios da concorrência. O seu orçamento diário também afeta o posicionamento do seu anúncio nas pesquisas.

Outro motivo para o seu anúncio não aparecer é quando o o seu custo por clique (CPC) máximo é inferior ao lance mínimo recomendado pelo Adwords para sua palavra-chave. Para resolver, aumente o CPC desta palavra-chave.

> Adwords x Adsense

O Google permite que todo dono de web site exiba os anúncios do Adwords sem seus sites e blogs - ele chama isso de rede de conteúdo. Sempre que um visitante clicar em um anúncio que está sendo exibido no seu site ou blog, o Google compartilha um percentual dos ganhos com o dono do web site. O Google Adsense é o maior programa de afiliados do mundo, com milhões de web sites exibindo os anúncios do Adwords e gerando milhões e milhões de dólares em faturamento para o Google. 

Veja no exemplo, anúncios do Adsense sendo exibidos no Blog JM DIGITAL:

Quando você se cadastra no Adsense, o Google gera um código exclusivo de anúncio para você, de acordo com o formato do anúncio selecionado. Você tem total liberdade para escolher os diversos formatos e cores disponíveis de anúncios que se adaptam melhor ao design do seu web site. Tudo o que você tem a fazer é inserir este código javascript nas páginas do web site que você quer exibir os anúncios e o Google cuida do resto. Você não tem controle sobre os anúncios que serão exibidos no seu site - quem decide isso é o Google.

Nem todos os conteúdos são permitidos no Adsense. Sites com pornografia e conteúdos ilegais não são aceitos no programa. Depois que você se cadastrar, terá que aguardar alguns dias até o pessoal do Google analisar o seu site e decidir se ele pode participar do programa.

Os anúncios do Adsense trazem mais resultados para seus anunciantes porque o Google exibe anúncios relacionados ao conteúdo do site. Ele analisa o conteúdo do site ou blog e procura exibir anúncios que sejam relevantes para a audiência do site. Isso faz toda a diferença em resultados. Não é de se estranhar que o Adwords é o maior gerador de faturamento para o Google atualmente.

Para ficar claro: O Adwords é onde os anunciantes criam suas campanhas de publicidade e o Adsense é onde os donos de web sites podem exibir as campanhas criadas no Adwords e ganhar um valor por clique dos anúncios exibidos em seus sites e blogs.

Quando você estiver configurando sua campanha no Adwords, você tem a opção de bloquear a exibição do seu anúncio na rede de conteúdo. Alguns especialistas recomendam que você bloqueie esta opção, pois ela tem maiores chances de sofrer com as fraudes. Muitos donos de web sites podem querer fraudar o sistema gerando cliques "fajutos", apenas para aumentar os seus rendimentos. 

Embora o Google tenha mecanismos para detectar fraudes, os especialistas recomendam que, a princípio, você deixe esta opção desligada - para não exibir os anúncios na rede de conteúdo. Neste caso, os seus anúncios serão exibidos somente na página de pesquisas do Google.

> Avaliação de resultados e ajustes

O ideal é que você crie uma página de destino específica para sua campanha, a fim de avaliar melhor os resultados. Enquanto sua campanha estiver ativa, você deverá fazer avaliações constantes dos resultados e fazer ajustes, se necessário. 

O objetivo do acompanhamento e ajustes é obter o máximo de retorno com sua campanha de links patrocinados. Por exemplo, após um certo número de cliques recebidos, verifique o seu CTR e então, faça uma alteração no título do seu anúncio e aguarde mais 100 cliques para medir novamente o seu CTR. 

Faça a mesma coisa com o texto do seu anúncio, mas tenha o cuidado de alterar e avaliar somente um item de cada vez, para ter certeza de qual alteração gerou melhores resultados. Desta forma você consegue definir regras para criação de títulos e textos mais relevantes ao seu público-alvo. Mantenha um histórico das alterações em um arquivo ou planilha, para que você tenha condições de montar uma base de informações sobre seus anúncios.

Alguns problemas que podem ocorrer na sua campanha:

  • Poucas visitas
    Se você estiver recebendo poucas visitas, o problema pode ser que você não criou um texto chamativo para a sua campanha, ou está trabalhando com as palavras-chave que não são mais indicadas para o seu nicho.

  • Boas visitas, mas poucas conversões
    Poucas conversões significa que os visitantes estão chegando, mas não estão tomando a ação que você esperava. Esta situação indica que a sua página de destino não foi bem elaborada para a sua campanha. Ou ela é confusa, ou possui muitas distrações. Você deve mostrar ao visitante o que foi prometido no anúncio logo no início da página - na parte acima da dobra.

  • Falta de foco
    Você definiu muitas ações para o visitante na sua página de destino, causando confusão para o usuário. Sua página de destino deve conter apenas uma chamada para ação bem definida e que não deixe dúvidas no visitante. Mantenha o foco para a sua campanha.

Conclusão

Criar o seu anúncio no Google Adwords sem fazer o devido acompanhamento dos resultados é um erro e pode custar caro. Acompanhar os resultados e fazer os ajustes necessários é o segredo de sucesso com uma campanha de links patrocinados no Google. Sucesso a até a próxima!

Links Relacionados:

Ler a Parte 1 de: Sucesso com Google Adwords

Ler a Parte 2 de: Sucesso com Google Adwords

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