BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Técnicas SEO | Postado em 05/12/2008 as 12:49

Blog JM DIGITAL Técnicas Seo: Não Utilize Frames em seu Web Site
Entre as muitas técnicas utilizadas na criação de web sites, devo destacar duas que não deveriam ser utilizadas sob o ponto de vista da otimização de sites para os buscadores: Um Site Inteiro em Flash e a Utilização de Frames.

Neste Post, vamos nos concentrar na segunda: Utilização de Frames.

Mesmo que você consiga criar uma boa usabilidade utilizando frames em seu web site, sob o ponto de vista da otimização esta técnica não deveria ser utilizada, pois os buscadores tem dificuldade em indexar as páginas que são exibidas dentro dos frames e muitas vezes só indexam as páginas principais. Mesmo que você crie muito conteúdo para o seu web site, se eles estiverem sendo exibidos em frames, corre o sério risco de os buscadores não "enxergarem" este conteúdo, ocasionando perda de muitos pontos para o ranking do seu site. 

Site sem conteúdo = Ranking muito baixo

Na verdade o seu site tem conteúdo, mas os buscadores não sabem disso. O seu visitante não vai ter problemas em navegar pelo seu web site e obter as informações disponíveis, mas para os buscadores ele é um site pobre em conteúdo e portanto, não deve ser priorizado na exibição das pesquisas.

Se você tem um web site construído com esta técnica, faça uma experiência:

No Google, informe:

site:www.seusite.com.br (www.seusite.com.br = URL do seu site)

E veja quantas páginas do seu web site estão indexadas no banco de dados do Google. Não se surpreenda se o número de páginas indexadas for muito pequeno, bem inferior ao número de páginas reais do seu site. Isto ocorre porque as páginas exibidas em frames são quase como "fantasmas" para os buscadores. 

Agora veja o Site JM DIGITAL e veja a quantidade de páginas indexadas.

site:www.jm-digital.com.br

Encare sob o ponto de vista do buscador: Você tem uma página principal com um frame. A sua barra de navegação aponta para páginas que são exibidas neste frame, mas a página principal permanece a mesma, apenas quando o usuário clica no link da página, é atualizado o frame e não a página inteira. Neste caso, como o buscador vai criar várias páginas em seu banco de dados se você permanece sempre na mesma página, apenas com o frame sendo atualizado. 

Se você fosse um buscador o que faria ?

Gravaria apenas a página principal em seu banco de dados ou atualizaria cada página do frame como se fosse uma página independente ?

Mas se gerar um registro de página para cada conteúdo do frame, estará indexando uma página pela metade, porque o conteúdo desta página corresponde apenas ao que aparece no frame e não a página inteira. Se ele exibir apenas a página do frame, como o usuário iria visualizar esta informação, fora do contexto do resto da página ?

Percebeu o problema ?

Você está dificultando a vida dos buscadores. Em contra-partida, estas máquinas com toda a frieza da matemática envolvida estão lhe devolvendo um resultado muito ruim em termos de visitas. Perceba que o "muito ruim" é muito ruim mesmo !!!

Então, na verdade, você não está dificultando a vida dos buscadores, está dificultando a sua própria. Você bem sabe que sem visitantes, sem vendas, sem cliques de Adsense e sem retorno financeiro.

Ok, então o que devo Fazer ?

Se você quiser reverter este quadro (e eu tenho certeza que você quer), vai precisar rever a construção do seu web site. Eu sei, isso vai gerar muito trabalho, mas talvez você não tenha outra alternativa. De que adianta ter um web site sem visitantes ?

Se você ainda tem dúvidas sobre o que estou falando, confronte minhas informações com o número atual de visitantes do seu web site. Se você tem um relatório detalhado de visitas, verifique a origem dos visitantes e o percentual que os visitantes vindos dos mecanismos de buscas representam. Se este percentual é baixo, você está perdendo oportunidades e não está utilizando o potencial dos mecanismos de busca para gerar visitas e movimento no seu web site.

De qualquer forma, se você já tem o web site com frames e não pretende alterá-lo tão cedo, uma boa idéia é incluir um link para a HomePage do site, nas páginas exibidas nos frames. Lembre-se, se o Motor de Busca indexar esta página ela poderá ser vista fora de contexto (fora do conjunto total da página) e se o usuário não tiver como ir à página principal é adeus visitante.

Mais informações sobre a utilização de frames e algumas possíveis soluções para o problema, em inglês:

http://www.webreference.com/dev/frames

http://searchenginewatch.com/2167901

Mais informações sobre SEO e Geração de Tráfego ?

Assine nossa NewsLetter e Ganhe o eBook Exclusivo:

Revelados...Os Segredos para Otimização de Sites.

Conclusão

Caso você tenha um web site construído com base em frames e ele é um tremendo sucesso em relação aos visitantes vindos dos mecanismos de busca, por favor entre em contato para que eu possa analisar o seu caso e talvez, rever tudo o eu acho que sei sobre Técnicas SEO.

Um Grande abraço a Todos !
-

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs