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Postado em 29/09/2008 as 20:01

Blog JM DIGITAL Você tem um Site Mágico ?

Escolha uma carta, qualquer carta...

No centro de qualquer projeto de design de web site, a meta é atrair a atenção do visitante, direcionando-a para o produto, serviço ou conceito que esta sendo "comercializado". Tendo isto em mente, a apresentação de um produto, serviço ou conceito em um web site é um pouco como uma número mágico.

O Blog The PsyBlog - Understand Your Mind, publicou recentemente um artigo intitulado "Psicologia da Magia: 3 Técnicas Críticas", em que eles relataram que a Associação para estudo científico da Consciência realizou uma conferência denominada "A Magia da Consciência", onde psicólogos e neurocientistas ouviram de vários mágicos famosos quais as técnicas aplicadas para iludir a mente.

O que os cientistas perceberam é que os mágicos aplicam e vem aperfeiçoando, a mais de um século, técnicas altamente eficazes para iludir a mente, que precisam ser mais estudadas e melhor compreendidas. A questão é: como os homens de internet marketing poderiam utilizar estas técnicas para prender a atenção de suas audiências, direcioná-las para seus produtos e serviços gerando melhores resultados ?

Em termos simples, os mágicos utilizam uma série de técnicas psicológicas, para convencer pessoas a acreditar em algo que simplesmente não é possível. Imagine quão poderosa uma apresentação de vendas poderia ser, se utilizasse essas mesmas técnicas para convencer suas audiências de que os produtos ou serviços apresentados serão suas melhores opções. 

Não estou falando de enganar as pessoas ou apresentar produtos ou serviços de forma desfigurada, mas sim ensinar às pessoas os benefícios de uma oferta prendendo sua atenção, aguçando sua sensibilidade e alterando sua percepção, os três ingredientes mágicos utilizados pelos ilusionistas e de qualquer apresentação de vendas eficaz.

Prender a Atenção, Aguçar a Sensibilidade e Alterar a Percepção !

O problema de se conseguir prender a atenção de uma audiência está relacionado diretamente com o estilo de vida moderno: As pessoas estão impacientes devido às pressões na vida social e dos negócios. Esse estilo de vida moderno exige que as pessoas utilizem de forma racional o seu tempo, de forma que você terá uma dificuldade muito grande para prender a atenção das pessoas e fazer que elas entendam sua mensagem. 

O público da web está acostumado a lidar com uma quantidade enorme de informações, e suas mentes estão treinadas para tomar decisões o mais rápido possível, analisando um mínimo de informações para se tomar uma decisão.

Nossos cérebros estão sendo treinados para dar um "pulo de lógica", que nos induz à tomar uma decisão rápida sobre o que é importante e o que é aparentemente irrelevante. 

Não é assim que funciona ?

Veja por você, quando faz uma pesquisa no Google e acessa um site novo, procurando por certa informação: quantos segundos você leva para concluir se este site atenderá as suas necessidades e decidir se deve continuar ali ou continuar sua pesquisa em outro site ?

Com uma audiência tão arisca, a capacidade de prender a atenção, reter o visitante e direcioná-lo para seu produto ou serviço é o ponto crítico de qualquer web site.

Justamente esta habilidade que tanto procuramos, foi e está sendo refinada e aplicada pelos ilusionistas por muitas décadas. 

Uma das três técnicas mencionadas no artigo "Psicologia da Magia: 3 Técnicas Críticas" é uma técnica chamada de "Vanishing Ball Trick", realizado pelo Dr. Gustav Kuhn da York University.

O "Vanishing Ball Trick"

A bola é atirada para o ar e capturada com uma mão enquanto o mágico segue o vôo da bola com os olhos. O movimento é repetido várias vezes, o que institui a trajetória da bola. Em certo momento o mágico "finge" atirar a bola, repetindo o mesmo movimento dos braços e dos olhos seguindo a bola, mas ele, na verdade reteve a bola consigo. O que o cérebro registra é que a bola "desapareceu" em pleno vôo.

Evidentemente que existe um décimo de segundo de atraso entre o que os olhos e vê o que fisicamente o cérebro registra. Esta poderia ser uma falha humana fatal se o que está diante de nós é um tigre faminto, em vez de um ilusionista. Essa defasagem de tempo pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Como consequência, o cérebro desenvolveu um modelo sofisticado de reconhecimento que nos enche os espaços em branco. Reconhecemos uma série de eventos e concluímos, antecipadamente, que algo vai acontecer. Nesse caso, esse algo é o vôo de uma bola, um padrão estabelecido pelo mágico com seus movimentos repetitivos do braço e com os olhos. 

Uma apresentação de vendas não é nada mais do que um esforço para ensinar uma audiência de um novo comportamento - comprando o produto, serviço ou conceito a ser apresentado. Isto só pode ser alcançado se uma apresentação centrar as atenções em um único conceito, e repeti-lo de modo que ele se torne um padrão reconhecido. 

Cada nova platéia começa com um certo grau de resistência, mas um bom mágico, assim como um bom vendedor vai repetir a apresentação várias vezes, variando ligeiramente de uma para outra, a fim de superar cada potencial bloqueio, o que os mágicos chamam de "Abrir as Portas" e os anunciantes de "campanha de marketing". 

A repetição de comerciais de televisão é nada mais do que uma tentativa de ensinar a audiência um novo conjunto de comportamentos, para que eles venham a reconhecer o padrão e nas circunstâncias adequadas, responder.

Seu site é um canal da comunicação, capaz de proporcionar conteúdo de programação que altera comportamentos, novas formas e padrões de compra. 

O truque é manter o seu público-alvo interessados tempo suficiente para estabelecer o novo padrão de comportamento pretendido.

Conclusão

Os princípios psicológicos empregados pelos mágicos e ilusionistas são os mesmos que deveriam ser aplicados em qualquer apresentação de vendas eficaz e isto vale para o seu web site.

Um grande abraço a Todos !

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