BLOGJM DIGITAL
http://www.JM-DIGITAL.com.br/BLOG

www.jm-digital.com.br

Página Principal do BLOG

HOME  |  CONTATO  |  DOWNLOAD  |  NEWSLETTER  |  MAPA DO SITE

Criação e Administração de Sites | Postado em 02/07/2009 as 12:35 - 081

Blog JM DIGITAL Webmaster: Dicas de Manutenção para um Site 100%
Conforme o web site vai crescendo, nem sempre os webmasters dão a devida atenção à manutenção e correção de pequenos bugs que podem surgir com as inovações e alterações de recursos já existentes.

A Importância da Manutenção do web site

Links externos ou internos quebrados, serviços que não funcionam direito e outros problemas podem se acumular acompanhando o crescimento do web site e certamente vão gerar muita frustração em seus visitantes.

Dica de Manutenção para Webmasters

Pela busca constante por mais e mais tráfego, o webmaster acaba priorizando a criação de novos conteúdos e deixando a manutenção do que já existe em segundo plano. Essa prática acaba acumulando diversos pequenos bugs que, com o tempo, ficam mais difíceis de serem detectados e corrigidos.

Dica: No seu planejamento, reserve um tempo semanal ou quinzenal para efetuar a manutenção do web site evitando o acumulo de pequenos problemas que irão perturbar os seus visitantes.

Links Quebrados
Com o tempo e inclusão de novos recursos e conteúdos, verificar a validade dos links fica impossível sem o auxílio de uma ferramenta adequada. Felizmente, o webmaster tem muitas ferramentas gratuitas online que podem ser utilizadas para este fim. Eu utilizo e recomendo o Dead Links que é simples, objetivo e funciona.

http://www.dead-links.com

Página Não Encontrada: Erro 404
É muito importante configurar uma página específica para o famoso erro 404: Not Found. Mesmo que você dê atenção aos links quebrados que apontam para suas páginas internas, esses links podem permanecer com problemas durante um certo tempo (até você corrigi-los). 

Para que o usuário não caia em uma página fria e confusa com "Erro 404 Página Não Encontrada", você deve configurar uma página para este fim. A maioria dos provedores de hospedagem permite que você configure uma página específica para o erro 404. Aproveite para incluir nesta página informações e links úteis aos seus usuários.

Página de Erro 404 da JM DIGITAL

Títulos e Meta Descrições Duplicados
É comum acontecer de se criar uma página web baseada em outra já existente e esquecer de alterar o título "Tag <title>" e a descrição "meta tag name=DESCRIPTION" gerando problemas para os buscadores, principalmente o Google que não gosta nada de páginas com títulos e descrições duplicados. Este problema pode rebaixar o Rank de sua página prejudicando o posicionamento nas pesquisas. Utilize o Google Webmaster para lhe ajudar a identificar as páginas com problemas de conteúdo.

www.google.com.br/webmasters

Webmaster: Faça Backups Regularmente

O Velho e Bom Backup
Muitos webmasters simplesmente não levam a sério suas rotinas de backup dos arquivos do web site ou base de dados que eventualmente utilizem. Este é um erro fatal. Se você trabalha com algum tipo de cadastro de usuários e possui base de dados própria, faça no mínimo, um backup a cada três dias (o ideal seria diariamente) para evitar uma perda total ou em grande escala. Não pense que os problemas só acontecem com ou outros.

Dica: Tenha uma cópia completa dos arquivos do web site em datas diferentes e quando fizer uma alteração significativa, não sobreponha a última. Crie uma nova pasta e copie o conteúdo completo novamente. Assim ficará mais fácil, caso você queira voltar atrás após uma mudança significativa, além da boa idéia de manter um histórico de suas alterações. Com os HD´s removíveis e com preços acessíveis, espaço em disco não deve ser desculpa para não fazê-lo.

Removendo uma Página do Site
Tenha muito cuidado ao remover uma página do seu web site, principalmente se ela já estiver no índice do Google. Como regra geral, você não deve remover uma página do web site antes de se certificar dos seguintes pontos:
  • Se estiver no índice do Google, inclua a página no arquivo Robots.txt do seu web site com Disallow: /arquivo.ext e aguarde algumas semanas até o Google excluir esta página do seu índice.
  • Tenha a certeza de ter removido todos os links do site para esta página
  • Remova a entrada desta página do SITEMAP

Outro ponto a ser considerado é que você não saberá com exatidão quantos outros web sites linkaram com esta página que você esta prestes a remover. Uma outra idéia seria alterar a página, inserindo um link para outro ponto de interesse ao invés de removê-la.

Fique Ligado: Mesmo com todos esses cuidados você ainda pode ter problemas ao remover uma página do site. Faça-o com cautela.

Conclusão
Seguindo estas dicas você manterá o seu web site 100% para informar, divertir e entreter os seus visitantes.

Gostou ? Não Gostou ? Comente !

Recomendo a Leitura dos Artigos Complementares:

Como Cadastrar seu Site no Google em Apenas 24h

6 Ferramentas Grátis e Online para WebMasters

Dicas e Ferramentas para Webmasters

Um Grande abraço a Todos !

Artigos Recentes | Mais Visitados | Indique e Ganhe | RSS Feeds
-

 

eBook Grátis: Como Criar um Negócio Online

eBook Grátis: Como Criar o Seu Negócio Online

Informações e dicas para quem pretende criar seu primeiro negócio online ou para quem já possui web site e não pratica e-commerce. Inclui mini site exemplo de e-commerce com scripts e fonte em html e diversas dicas para o planejamento e divulgação do seu mini site de e-commerce.

Baixar Agora o seu eBook Grátis

Blog JM DIGITAL

www.jm-digital.com.br/BLOG
Sobre Internet, Técnicas SEO, e-Commerce e Geração de Tráfego em Sites e Blogs